Como calibrar o pneu em 7 passos (o último nem todo mundo se recorda)

Você sabe calibrar pneu corretamente? Leia o post, saiba como saber a calibragem certa e o procedimento. Entenda!

Calibrar o pneu não é um bicho de sete cabeças, mas é fundamental para manter sua vida útil. Muitas pessoas deixam essa tarefa para depois, mas esquecem que isso é um erro. Preparamos este post com informações valiosas que vão ajudá-lo. 

Calibrador

O calibrador indica quanto é preciso encher o pneu. Foto: Robson Quirino/Garagem360

Como calibrar o pneu 

De acordo com Marcos e o Léo, profissionais do Pneus Silva, oficina mecânica localizada em Brasília, cada pneu precisa das medidas adequadas, assim o desgaste é igual para todos os pneus e reduzem as chances de acidentes.

A tabela que passaram é a seguinte:

  • carros de passeio: 30 a 32 libras, dependendo do peso;
  • picapes pequenas: 30 a 35 libras
  • picapes médias e furgões: 40 a 80 libras
  • caminhões: 100 libras.

Além disso, você pode ler as informações no próprio pneu. A medida é dada por três números: a largura do pneu em milímetros, a altura da banda de rodagem em relação à largura e o tamanho do aro.

Por exemplo, um pneu 170/70 R14 tem 170 milímetros de largura, 70% disso (129 milímetros) de altura de banda de rodagem e aro 14.

Já a calibragem é indicada por números como 2.1/30 e 2.1/31, onde o primeiro número (2.1) representa a pressão medida em BAR, um sistema comumente utilizado na Europa. O número seguinte indica a pressão em PSI (pound per square inch), sistema usado no Brasil. No exemplo dado, 2.1 BAR equivale a 30 PSI. 

Nesse caso, a informação da calibragem pode ser conferida dentro da tampa do combustível, ou até mesmo próximo da porta do motorista, a depender do veículo e marca.

Viu como o Marcos e o Léo estavam certos? Sem ao menos ver o carro, já sabem qual a calibragem ideal. Eles também ressaltam que a calibragem ideal deve ser feita no tempo mais frio possível. Se for de manhã ou fim de tarde é melhor, porque o calor pode influenciar no comportamento dos pneus. 

Mas você precisa entender informações, fazer a calibragem ideal e ajustá-la para garantir melhor desempenho e segurança na estrada.

Ainda assim, é importante consultar o manual do proprietário para saber a pressão correta para os pneus do veículo.

Como calibrar pneu no posto de gasolina?

Geralmente no centro automotivo, o condutor recebe o auxílio dos profissionais, mas e nos postos? É possível calibrar nos postos, uma vez que são mais acessíveis.

Mas você nem sempre encontra o calibrador ou o compressor não está bem aferido, o que pode dificultar a calibragem correta. 

Se não tiver outra forma, siga as instruções:

  1. Digite o número da pressão desejada no visor do calibrador e acione a ferramenta;
  2. Retire a tampa da válvula do pneu;
  3. Se houver, aperte a trava na ponta do calibrador;
  4. Encaixe a mangueirinha do calibrador na válvula do pneu;
  5. Aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal;
  6. Retorne a tampa da válvula ao pneu.
calibrar pneu

Posicione bem o bico do compressor e aguarde o apito. Foto: Freepik

Você vai gostar: 10 dicas para economizar com a manutenção do seu carro (a 8 é pouco lembrada)

O que ocorre com pneu abaixo da calibragem 

De acordo com o especialista, um pneu mal calibrado tem uma vida útil menor. Ele “meio que murcha” no meio e as partes laterais sofrem atrito com a roda, desgastando a borracha.

Além disso, há um aumento sensível no gasto de combustível e reduz a aderência com a pista, principalmente se estiver molhada. 

Não se esqueça do elemento x (o passo 7)

O elemento x aqui é o estepe. Muitas vezes calibramos todos os pneus e esquecemos ele. Acontece que ele fica escondido e pode perder o ar e quando precisar dele, pode ser que tenha uma surpresa desagradável.

Portanto, sempre que for calibrar, dê uma olhada no equipamento e verifique se ele também precisa de atenção. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA