Carros que você deve PASSAR LONGE se prioriza a segurança
Esses carros tiraram nota 0 (zero) da Latin NCAP quanto a proteção de seus ocupantes. Se você prioriza a segurança, fique longe deles.
O Latin NCAP divulgou na última quinta-feira (13) os resultados dos testes de alguns carros. No entant, certos modelos decepcionam se você prioriza a segurança. 5 deles apresentaram desempenho abaixo do esperado, inclusive com nota 0, de acordo com os padrões da entidade.
Carros para ficar longe se prioriza a segurança – 5 carros com notas baixas no Latin NCAP
O “destaque” é o Citroën C3, que zerou o teste mais recente da entidade. De acordo com a instituição, o mau desempenho se deu por conta da estrutura instável do veículo.
Além disso, o C3 não apresenta uma boa proteção contra colisões frontais, falta proteção lateral para a cabeça e não há lembrete de uso do cinto de segurança.
Mesmo com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), peso pesou negativamente para o hatch somente dois airbags. No final, o modelo foi o único modelo feito no Brasil a zerar as provas de segurança da Latin NCAP com carros vendidos na América Latina.
Elétricos e líderes de vendas também estão na lista
Além dele outros modelos não foram tão bem. Um dos carros elétricos mais baratos do país, o JAC E-JS1 recebeu nota 0 no quesito “proteção do tórax do motorista”. Ele foi testado ao passado e foi o primeiro carro elétrica a passar pelo teste.
O Hyundai HB20 também zerou, de acordo com as novas regras definidas em 2020. O hatch, que é um dos mais vendidos do país, passou de 4 estrelas para 1 e depois 0 há três anos.
O Ford Ka, que saiu de linha após a saída da montadora do país, foi outro que zerou o teste no mesmo período que o hatch anterior. Ele começou mal em 2017 com nota 0, chegou a ter 3 estrelas, mas com a atualização do protocolo retornou a 0.
Entenda a fundo o caso do carro do C3: “Carro popular” da Citroën DECEPCIONA em teste de segurança: 0 estrela
Por fim, o Fiat Cronos. O sedan de entrada da marca também zerou o teste após apresentar o seguinte desempenho:
- Proteção para adultos: 24%
- Para crianças: 10%
- Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 37%
- Sistemas de assistência à segurança: 7%.
Carros permanecem a venda mesmo com sucessivas notas 0
Sem considerar as notas dos testes, algumas empresas não só continuaram a vender os modelos, mas também não fizeram qualquer alteração. É o caso do Fiat Cronos e do JAC E-JS1.
O fraco desempenho fez com que a entidade emitisse notas em que pede que alguns dos modelos sejam retirados do mercado.
Além disso, lejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, fez duras críticas a Stellantis sobre sua atuação.
“É alarmante como a Stellantis (marca que detém montadoras como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e outras) repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros”, alerta Furas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.