BMW anuncia o desenvolvimento do M5 Touring híbrido; vai SURPREENDER
A BMW está desenvolvendo uma versão station wagon de alto desempenho do novo Série 5. O BMW M5 Touring híbrido chega em 2024.
Com um teaser publicado em seus canais oficiais na internet, a BMW anunciou que está desenvolvendo uma versão station wagon de alto desempenho do próximo BMW Série 5. Com o nome BMW M5 Touring, o novo modelo chega aos mercados globais a partir do próximo ano com motorização híbrida plug-in, com números surpreendentes em termos de potência e consumo.
Saiba mais sobre o novo BMW M5 Touring
A montadora alemã informou que a futura geração do BMW M5 entrou na fase prática de seu processo de desenvolvimento em série. O sedã da BMW M, que é a divisão de alto desempenho da BMW, está agora completando seus test-drives em vias públicas, campos de testes e pistas de corrida do BMW Group em todo o mundo.
Além do sedã, a empresa confirmou oficialmente que a nova gama do BMW M5 terá a variante Touring. “A simbiose perfeita de desempenho típico M, conforto intransigente em longas distâncias e espaço impressionante experimentará um renascimento em 2024 com o novo BMW M5 Touring”, afirmou.
Assim como o futuro BMW M5 Sedan, a variante Touring contará com um sistema híbrido completamente novo. Suas características de desempenho típicas do M, bem como a tecnologia de chassi ajustada com precisão e refinada com sistemas inovadores, facilitarão a dinâmica de direção e a agilidade em um nível único entre as station wagons, que normalmente são identificadas como veículos para a família.
Ainda pendente de confirmação, é provável que ele tenha uma configuração semelhante à do BMW XM Performance SUV. Esse modelo combina um motor V-8 twin-turbo de 4,4 litros com motores elétricos que, combinados geram impressionantes 738 cv de potência e 101,9 kgf.m de torque.
Já quanto ao consumo de combustível, os dados foram oficialmente divulgados pela marca. O BMW M3 Touring fará até 9,9 km/l no uso combinado cidade/estrada, podendo ser considerado em carro extremamente econômico frente à potência que entrega.
O BMW M3 Touring terá um recurso que permite o estiramento das rodas traseiras e uma ampla variedade de sistemas eletrônicos de auxílio à condução que controlam tudo, desde a direção até os níveis de frenagem regenerativa.
Veículo já está em fase de testes de rua
A BMW informou, ainda, que os testes dos primeiros protótipos do novo BMW M5 Touring devem começar nos próximos dias no trânsito urbano, bem como em estradas secundárias e autoestradas em Munique e na sede da BMW M GmbH em Garching, na Alemanha.
A aplicação integrada de todos os sistemas de tração e suspensão também será realizada para o novo M5 Touring no circuito de Nürburgring’s Nordschleife, entre outros lugares – com o objetivo de garantir o equilíbrio ideal de desempenho esportivo na pista e conforto superior no dia a dia condução e em longas distâncias.
Primeiro BMW M5 Touring surgiu em 1992
O primeiro BMW M5 Touring foi lançado em 1992 com base na segunda geração do BMW M5 Sedan e, desde então, representa uma combinação de alto desempenho e praticidade cotidiana em quatro rodas.
Em 2007, a BMW M também adicionou uma variante Touring à quarta geração do BMW M5. E, atualmente, o lançamento bem-sucedido do primeiro BMW M3 Competition Touring com M xDrive* também destaca o alto apelo desse conceito de veículo especial no segmento premium de carros de alto desempenho.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.