MP do carro popular é benéfica a outros setores da economia

Publicada há cerca de duas semanas, a MP do carro popular já traz benefícios a outros setores da economia, além do automotivo.

Publicada há cerca de duas semanas, a Medida Provisória (MP) do carro popular trouxe uma série de medidas fiscais para estimular o setor automotivo. O objetivo principal da MP é baratear o preço do chamado carro popular, na tentativa de reaquecer o mercado, mantendo a atividade industrial e milhares de empregos. Os estímulos do governo já estão beneficiando outros setores da economia. Entenda.

Como a MP do carro popular beneficia outros setores da economia

A ideia do governo federal é que estímulos fiscais – com a desoneração de tributos como PIS, Cofins e IPI – fizessem com que os veículos mais baratos chegassem ao consumidor final por valores próximos a R$ 60 mil.

Apontado como um dos setores que mais sofreram alterações na dinâmica logística, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL), a indústria automotiva, de maneira geral, enxerga, nessas ações de incentivo do governo federal, uma expectativa de melhorias em toda a cadeia de distribuição.

MP do carro popular é benéfica a outros setores da economia

Setor de logóstica se vê beneficiado por MP do carro popular (Foto: Divulgação/Scania)

“As ações do governo vêm ao encontro de uma mudança de perfil do consumidor, que deseja veículos com maior tecnologia embarcada e segurança para os condutores e passageiros”, analisa Jazeel Santos, diretor da Loghis/Grupo GPS. 

“O desafio a ser superado eleva a complexidade das cadeias de suprimentos e estabelece um novo degrau de integração entre os agentes da cadeia e seus respectivos 3PLs [operadores de logística terceirizados] para atendimento aos consumidores, e portanto o aumento das demandas de novas rotas de transporte e novas áreas de armazenamento”, afirma.

Os processos logísticos regem, de maneira geral, o fluxo de produção de um veículo, seja na entrega de peças para a montagem, seja no armazenamento e movimentação necessárias, durante e após a montagem do veículo em si.

Já nos primeiros meses de 2023, com uma expectativa melhor a respeito do setor produtivo automotivo, as operadoras logísticas já vinham realizando novos investimentos em mão de obra e tecnologia de distribuição e gestão de estoques, conforme apontou estudo do Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC).

Santos aponta, ainda, que novas estratégias de atendimento ao abastecimento das linhas de montagem serão necessárias, e as parcerias com 3PLs confiáveis serão de fundamental importância para garantir a qualidade e eficiência dos processos logísticos internos e externos. “O uso de tecnologias integradoras é fundamental para criação de diferencial competitivo e também para proporcionar um caminho rápido e confiável para as novas estratégias de atendimento”, afirma.

Segundo o executivo, assim como os incentivos fiscais, o aumento do emprego de tecnologia nos processos logísticos pode causar também uma importante redução nos custos operacionais do processo logístico das montadoras, o que impacta também diretamente no custo final do produto que será entregue ao consumidor. 

Além disso, a tecnologia também representa um importante salto na gestão de riscos e diminuição de falhas, gerando menor prejuízo às montadoras e, portanto, também uma expressiva redução, em termos financeiros, que deverá ser refletido no preço final.

MP do carro popular é benéfica a outros setores da economia

Principais modais logísticos (Foto: Freepik)

Santos esclarece que não somente em termos de preço o cliente será impactado positivamente, mas também na experiência de compra. Segundo o diretor da Loghis, a digitalização globalizada que vivenciamos faz com que todos os processos, inclusive os logísticos, tenham de ser muito mais ágeis e com menos falhas.

Entender, monitorar e mensurar os resultados de toda a cadeia logística, incluindo aspectos relacionados à armazenagem e, principalmente, o transporte de peças, está diretamente relacionado à velocidade com que a montadora poderá produzir um veículo e, consequentemente, disponibilizá-lo no mercado. A digitalização de tudo fez com que o consumidor tivesse pressa, e o emprego de tecnologias na logística automobilística tem se tornado, portanto, cada vez mais indispensável.

“O uso da tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano e isso não pode ser diferente nos processos envolvendo as cadeias de suprimentos, sendo que tecnologias como blockchain e smart cities, entre outras, são portas que devem ser mais bem exploradas em nossas cadeias de suprimentos e portos”, explica o executivo.

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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