Vai comprar ou vender? Veja os 10 SUVs mais oferecidos e procurados
Você já se perguntou quais SUVs são o mais fáceis de vender? A resposta pode estar no ranking dos mais oferecidos e pesquisados.
Os SUVs são os novos queridinhos do público brasileiro. Seja no segmento de novos ou seminovos, eles sempre estão entre os mais requisitados. Diante disso, segue a lista dos modelos mais oferecidos e procurados em plataforma de compra e venda de automóveis.
Esses são os 10 SUVs mais oferecidos e pesquisados em site de compra e venda
O mais recente levantamento da Mobiauto destaca os utilitários esportivos mais oferecidos e os mais pesquisados dentro da plataforma de compra e venda de automóveis.
A todos os consumidores que se importam com a facilidade (ou dificuldade) de comercialização de seus utilitários-esportivos, a pesquisa efetuada pela equipe de estatística da Mobiauto é reveladora.
O mercado de seminovos sempre possui algumas particularidades que, quando analisadas, acabam interferindo na própria decisão de compra desses clientes, ainda mais no segmento que é o mais competitivo do mercado nacional.
Start-up do setor automotivo que mais cresceu em 2022 (aumento de 130% no faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a pesquisa cruza dois dados reveladores: os anúncios versus os acessos de cada SUV seminovo (2022, 2021 e 2020) no primeiro quadrimestre desse ano.
No cruzamento entre essas duas grandezas, está a resposta mais reveladora da pesquisa: qual o SUV mais fácil de vender?
Uma conta é bem simples: quais os modelos mais anunciados? De acordo com a pesquisa, o Jeep Renegade 2021 é o campeão de volume de anúncios, com 16,45% de todas as ofertas dessa fatia de mercado – SUV´s anunciados com anos-modelos entre 2020 e 2022. Em seguida aparecem o VW T-Cross 2021 (8,03% dos anúncios) e novamente o T-Cross, mas o 2020 (7,57%).
Confira a lista dos dez modelos mais anunciados
- Jeep Renegade 2021 – 16,45%
- VW T-Cross 2021 – 8,03%
- VW T-Cross 2020 – 7,5%
- Jeep Compass 2020 – 6,90%
- Nissan Kicks 2022 – 5,85%
- Jeep Compass 2021 – 4,88%
- Jeep Renegade 2020 – 4,32%
- Hyundai Creta 2022 – 3,72%
- Jeep Compass 2022 – 3,71%
- Ford EcoSport 2020 – 3,57%
Os veículos que despertam maior interesse no volume de cliques dos internautas (ou compradores) compõem “quase” a mesma ordem. O Renegade 2021 mantém a liderança, com quase 10% dos acessos, com o T-Cross 2020 assumindo a vice-liderança e puxando o Ford EcoSport 2020 para a terceira posição.
Os SUVs mais procurados pelos internautas
- Jeep Renegade 2021 – 9,98%
- VW T-Cross 2020 – 6,97%
- Ford EcoSport 2020 – 6,42%
- Renault Duster 2020 – 5,24%
- VW T-Cross 2021 – 5,05%
- Jeep Renegade 2020 – 3,87%
- Jeep Compass 2021 – 3,83%
- Jeep Compass 2020 – 3,81%
- Honda HR-V 2020 – 3,64%
- Nissan Kicks 2022 – 3,41%
“Nunca houve uma comparação tão precisa, considerando o desafio de extrair esses cálculos, entre oferta e demanda de seminovos no Brasil. Estou muito orgulhoso do trabalho feito pela equipe”, afirma Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
Esse levantamento não só auxilia a orientar compradores, mas também é um instrumento preciso para os vendedores. Ele indica estatisticamente quais os modelos mais fáceis de serem vendidos.
Basta comparar os percentuais entre oferta e procura. E cita o caso da Jeep. Quando se soma os 6 modelos pesquisados, entre Renegade e Compass, nos três anos-modelos que integram a pesquisa, atinge-se um total de 36,26% dos anúncios.
“A marca possui mais de um terço das ofertas. Mas 24,33% dos cliques de compradores. Quando a procura é percentualmente menor do que a oferta, a tendência é ter maior dificuldade na revenda e queda nos preços”, adverte.
“No caso do campeão do ranking, observe que ele possui quase 10% dos acessos, mas soma mais de 16% dos anúncios. Isto é: o dono de um Renegade 2021 terá uma chance menor de vender seu carro, pois há percentualmente mais anúncios do que acessos”, explica Castro Jr.
Situação contrária vive o Ford EcoSport 2020, que é dono de somente 3,57% do volume de carros oferecidos, mas atrai a atenção de 6,42% dos potenciais compradores. “Quanto maior for o delta a favor da procura, mais fácil – em teoria – será a venda daquele modelo”, sintetiza o executivo. Confira no anexo a lista completa.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.