Nova Ram Rampage tem produção iniciada com direito a visita presidencial

Presidente Lula visita fábrica da Stellantis em Goiana-PE e dá início à produção da nova Ram Rampage, primeira picape nacional da marca.

Na mesma semana em que revelou ao público o nome de sua primeira picape nacional, a Stellantis deu início à produção da nova Ram Rampage, contando com participação ilustre. Nesta terça-feira (6), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, para conhecer a única fábrica de automóveis instalada no nordeste brasileiro, e até acionou máquina.

Saiba mais sobre a visita e confira detalhes sobre a produção da nova Ram Rampage

A nova Ram Rampage é o quinto modelo a ser produzido pela Stellantis na unidade pernambucana. Antes dele, já saíam das linhas de montagem de Goiana os SUV Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander, além da picape Fiat Toro.

Nova Ram Rampage tem produção iniciada com direito a visita presidencial

Lula e Filosa com trabalhadores na linha de montagem da nova Ram Rampage (Foto: NTB Conteúdo)

Na visita oficial da comitiva presidencial, Lula foi recebido pelo presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, e por vice-presidentes da montadora. O presidente acionou a linha de prensas, dando início ao processo de transformação de chapas de aço em partes e componentes da nova picape Ram – a primeira a ser desenhada, projetada e fabricada fora da América do Norte. 

Lula percorreu as instalações do Polo Automotivo inaugurado em abril de 2015 e foi aplaudido pelos trabalhadores, com os quais conversou em vários momentos. O presidente também visitou a linha de montagem e pôde conhecer de perto o novo modelo que chegará ao mercado ainda neste mês.

“Este é um momento especial para a Stellantis, porque representa a oportunidade de fazer um balanço do que estamos realizando aqui. Além de produzir veículos que são um sucesso de vendas, estamos contribuindo de forma consciente para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco e do Nordeste”, ressaltou Filosa. “Nossa presença em Pernambuco se apoia em três pilares estratégicos: localização da produção, regionalização e descarbonização”, acrescentou.

O presidente também pôde conhecer os impactos sociais e econômicos decorrentes da instalação do Polo Automotivo na Zona da Mata Norte de Pernambuco, uma região sem tradição na indústria metalmecânica. A atividade industrial ativou a economia da região, gerou empregos, melhorou a renda e indicadores sociais, como redução de evasão escolar e da mortalidade infantil e incremento da segurança pública.

“Este governo vai lutar para que o nordeste receba o mesmo tratamento das demais regiões”, prometeu Lula. “”No que depender deste governo, o Brasil voltará a ter crédito barato e previsibilidade”, disse.

A nova Ram Rampage

Nova Ram Rampage tem produção iniciada com direito a visita presidencial

Ram Rampage será a picape nacional da marca (Foto: Divulgação/Stellantis)

A Rampage é o primeiro veículo da marca Ram a ser concebido e desenvolvido no Brasil, em trabalho intenso e conjunto das áreas de Produto, Design Engenharia e Manufatura da Stellantis na América do Sul.

É também a primeira Ram produzida fora da América do Norte. Seu projeto envolveu mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, somando mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. A picape oferecerá grande conteúdo tecnológico, com muita conectividade e segurança.

A chegada da Rampage representa uma enorme expansão da rede de concessionárias da marca, que está dobrando de tamanho, para chegar a mais de 100 lojas no segundo semestre.

Polo em Goiana completou oito anos de atividades

Inaugurado em 28 de abril de 2015, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana é um dos projetos de industrialização e desenvolvimento regional mais bem sucedidos do Brasil, devido à sua concepção baseada na localização da cadeia de valor e foco na empregabilidade da mão de obra da região em que está instalado.

O Polo promove a localização industrial, reunindo em um mesmo perímetro industrial uma planta de produção de automóveis e um parque de fornecedores com 18 empresas, ocupando uma área construída total de 530 mil metros quadrados. 

A cadeia de valor continua a crescer com a atração de novos fornecedores. Atualmente, são 38 fornecedores instalados em Pernambuco e há negociações em curso para a ampliação da cadeia de fornecedores na região Nordeste.

O polo automotivo foi implantado com um investimento inicial de R$ 11 bilhões. Em 2018 teve início um ciclo adicional de investimentos, que prevê um aporte de R$ 7,5 bilhões até 2025, que serão aplicados  em desenvolvimento de produtos, Pesquisa & Desenvolvimento, sistemas de produção e capacitação de pessoas.

A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano. Desde sua inauguração, já foram produzidos 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA