Parceria promete REVOLUCIONAR o mercado de motos através dessa INOVAÇÃO

Um acordo celebrado nesta quarta(17) entre as fabricantes de motos japonesas pode ter sido um importante passo rumo ao futuro. Confira. 

Um acordo celebrado nesta quarta-feira (17) entre as principais fabricantes de motos japonesas pode ser um importante passo rumo ao futuro do segmento. Confira.

Parceria promete REVOLUCIONAR o mercado de motos através dessa INOVAÇÃO

Principais fabricantes de motos japonesas se uniram em prol de objetivo comum (Foto: Freepik)

Fabricantes de motos se unem por objetivo

Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki anunciaram hoje (17) no Japão o mais novo acordo entre as fabricantes para o desenvolvimento de motores a hidrogênio.

O anúncio surgiu após reunião entre as montadoras e o aval do governo japonês para o início da produção de um corpo de pesquisa que coordenará a criação desses pequenos motores.

O objetivo por trás da iniciativa seria contribuir para a descarbonização do ar, trazendo mais saúde à sociedade.

A ação recebeu incentivo do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Planos da Associação de motos

A associação de pesquisa tecnológica que desenvolverá motores de mobilidade a hidrogênio se chamará HySE.

De acordo com a organização das montadoras, para avançar com a descarbonização do ar, serão necessárias estratégias que explorem múltiplos caminhos, descartando focar em uma só fonte de energia como solução futura dos propulsores.

Desta forma, as pesquisas e o desenvolvimento direcionados à comercialização da mobilidade com motores a hidrogênio ganham força, seja para carros ou motos, já que essa fonte de energia é a mais aprovada para a transição atualmente.

Parceria promete REVOLUCIONAR o mercado de motos através dessa INOVAÇÃO

Honda é a líder de vendas do setor no mercado brasileiro (Foto: Divulgação)

Desafios do Hidrogênio

O uso do Hidrogênio como fonte de energia de transição mais indicada para os motores apresenta alguns desafios técnicos, que podem ocasionar combustão instável e capacidade limitado do tanque de combustível.

Nesse sentido, o grupo HySE será fundamental para aperfeiçoar questões como essas através de estudos e pesquisas.

O conhecimento adquirido na produção de motores a gasolina por parte das fabricantes do grupo servirá como ponto de partida para definição dos atributos dos novos motores a hidrogênio de pequeno porte.

Compromisso japonês com o ambiente

A união das forças das principais potências fabricantes de motos japonesa em um só objetivo reforçam o compromisso japonês com os impactos ambientais do setor automotivo.

Desta forma, Yamaha, Honda, Kwasaki e Suzuki, entenderam que seria mais proveitoso uma única estratégia que compreendesse todos os representantes da indústria do que ações individuais.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA