SNE: veja como garantir DESCONTO DE 40% em MULTAS e outras condições

Os benefícios do SNE atendem tanto a população, que podem ter descontos nas multas de trânsito, quanto dos órgãos públicos. Entenda!

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) busca intensificar a adesão dos órgãos públicos ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O intuito é facilitar a vida de quem tem multas a pagar e também na arrecadação dos próprios órgãos, tanto nas esferas municipal, quanto estadual. 

multa de trânsito

Benefícios do SNE concedem até 40% em multas de rânsito. Foto: Freepik

Benefícios do SNE

O principal benefício é a obtenção de descontos de até 40% no valor das multas de trânsito. Além disso, o SNE permite que o motorista receba notificações de infrações de trânsito de forma eletrônica, sem precisar esperar a notificação em papel. 

O sistema também oferece maior praticidade e agilidade na resolução de problemas ligados às multas de trânsito, assim como um atendimento personalizado em casos como detalhamento da multa, reconhecimento da infração, indicar o condutor responsável pela infração, entre outras vantagens. 

Já os órgão ganham com troca de apoio técnico, compartilhamento de equipes,  redução nos custos de notificação de infração, rapidez no envio das notificações e aumento da arrecadação das multas. 

Cerca de 1 mil órgãos de trânsito aderiram ao sistema, entre Detrans e prefeituras, com poder estadual e municipal os autuadores federais Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“É importante que os municípios façam a adesão ao SNE, já que é um passo para uma gestão mais eficiente e desburocratizada no trânsito. A iniciativa contribuiu para uma maior agilidade e transparência no processo de notificação, além de proporcionar mais comodidade aos cidadãos”, ressalta o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Números do SNE

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) foi desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em 2016 para facilitar os processos de comunicação de infrações de trânsito, tornando-os mais mais ágeis e práticos. 

Desde que foi lançado, mais de R$ 730 milhões em multas foram arrecadados pelo SNE. No mesmo período, mais de R$ 730 milhões em descontos foram concedidos aos motoristas que utilizam o sistema. 

benefícios para motoristas

Além dos descontos, usuários têm outros benefícios com o SNE. Foto: Pexels

Como usar o SNE

Para ter direito, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no Governo Federal e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), habilitar o veículo no aplicativo da CDT, disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran.

Segundo o órgão, o condutor precisa reconhecer que cometeu a infração de trânsito. Os serviços são disponíveis tanto para pessoa física, quanto jurídica para infrações realizadas em todo o país.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA