Nova geração da Ford Ranger para América do Sul já tem local de produção definido
A Ford anunciou o inicío dos testes na fábrica aonde será produzida a nova geração da Ranger, que será lançada na América do Sul em 2023.
A Ford anunciou, nesta segunda-feira (24), que iniciou os testes na fábrica aonde será produzida a nova geração da picape Ranger, como parte dos preparativos para seu lançamento nos mercados sul-americanos no segundo semestre deste ano. A montadora promete uma atualização total do modelo.
Saiba aonde a nova geração da Ford Ranger para a America do Sul será produzida
Segundo a Ford, a nova geração da picape Ranger será fabricada com processos produtivos conectados 4.0, “para entregar um novo padrão de qualidade que vai surpreender os consumidores”.
A fábrica da Ford foi implantada em um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados e contempla todas as etapas do processo fabril, incluindo estamparia, carroceria, pintura e montagem final, além da fábrica de motores, escritórios administrativos das áreas e o Henry Ford Escola Técnica, entre outros.
As instalações estão localizadas no município de General Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires, Argentina.
“A Nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões, aplicados em grande parte na transformação completa da fábrica de Pacheco, cujo processo produtivo é comparável às mais modernas fábricas da Ford no mundo, tanto em termos de tecnologia aplicada qualidade e eficiência, além de ergonomia para os funcionários. A sustentabilidade também foi uma prioridade, por isso anunciamos que a produção da Nova Ranger utilizará 100% de energia elétrica de fontes renováveis”, disse Martin Galdeano, presidente da Ford Argentina.
Graças à incorporação dos conceitos de indústria 4.0 – que englobam um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem –, Pacheco é hoje uma fábrica digitalizada e conectada, na qual informações disponíveis em tempo real desempenham um papel fundamental para garantir qualidade e produtividade.
“A nova Ranger será a melhor Ranger de todos os tempos, com atributos de performance e tecnologia que irão redefinir o segmento de picapes na região”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford South America. “A nova fábrica vai entregar um nível de qualidade que vai surpreender os consumidores e será um importante diferencial competitivo.”
Fábrica na Argentina tem elevados índices de automação
Como parte da transformação da fábrica, a capacidade instalada foi ampliada em 70%, atingindo 110 mil unidades/ano. A linha de montagem final é duas vezes e meia maior e foram adicionados 2 quilômetros de transportadores aéreos autônomos, conectados sem fio e controlados.
A estamparia, por sua vez, recebeu uma nova linha de prensas de alta velocidade, quatro vezes mais rápidas, e com capacidade de prensagem de até 2.500 toneladas, o dobro da anterior.
No setor de carrocerias, foram instalados 318 novos robôs inteligentes, que realizam 95% das operações de soldagem de forma automática. Novos dispositivos geométricos garantem a aplicação de solda nos pontos exatos, além de controlar a estabilidade dimensional da carroceria, com o auxílio de câmeras de alta precisão, capazes de detectar desvios da ordem de centésimos de milímetro.
Na área de pintura, além da tecnologia “High Solids”, que proporciona acabamentos de maior qualidade, maior resistência e é mais amigável ao meio ambiente, foi implementado um novo armazém inteligente para sequenciamento de estandes.
Ao longo das linhas de produção, são distribuídas mais de 1.000 câmeras, sensores e dispositivos que monitoram múltiplos parâmetros em tempo real e utilizam inteligência artificial para garantir o alto padrão de qualidade do produto final.
Outras novidades incluem um sistema de controle automático para ferramentas de torque, um sofisticado sistema de digitalização 3D para controle dimensional de peças e 81 dispositivos inteligentes para configuração e teste dos mais de 50 módulos eletrônicos que gerenciam o alto conteúdo tecnológico da unidade fabril.
A ergonomia, a segurança e o bem-estar dos colaboradores também foram prioridades no planejamento dessa importante transformação. Entre outras ações, foram instalados manipuladores e braços com sistema de “gravidade zero”, que permitem o manuseio de peças grandes e pesadas com mínimo esforço, além de sistemas inteligentes de ar condicionado.
As equipes receberam mais de 40 mil horas de treinamento, como parte da cultura e da mudança tecnológica de operar uma fábrica 4.0, digital e conectada.
Na fábrica de Pacheco serão produzidas todas as versões da picape, incluindo a Ranger FX4, versão aventureira que chega ao mercado ainda neste ano.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.