Honda Civic Type R bate novo recorde; modelo chega em breve no Brasil

O novo Honda Civic Type R estabeleceu um novo recorde de tempo de volta para um carro de tração dianteira. Assista ao vídeo.

O hot hatch da Honda é um modelo considerado o sonho de consumo de muitos. E para provar que ele merece esse posto, o veículo acaba de quebrar outro recorde. Entenda essa história;

Assista ao vídeo sobre o novo recorde do Honda Civic Type R

A Honda anunciou que o Civic Type R estabeleceu um novo recorde de tempo de volta para um carro de tração dianteira no circuito de Nürburgring, na Alemanha, durante os testes realizados para a avaliação de desempenho. Versão esportiva e coupé do sedã que tanto sucesso fez no País, o Honda Civic Type R chega ao Brasil ainda neste ano.

A nova marca de tempo de volta, 7min44s881, demonstra que o novo Civic Type R melhorou ainda mais o seu desempenho dinâmico em comparação com a geração anterior.

O novo Civic Type R foi desenvolvido, segundo a marca japonesa, com o objetivo de alcançar o “melhor desempenho esportivo puro”, unindo o máximo em velocidade – que é um valor essencial para um modelo esportivo – ao prazer de condução, garantindo a emoção do motorista.

É válido lembrar que além dele, outros modelos da marca japonesa também desembarcam em solo nacional ainda em 2023.

Confira as tecnologias responsáveis pelo recorde

Com base no motor 2.0 Vtec Turbo herdado da geração anterior do Civic Type R, o desempenho foi melhorado por meio da adoção de um turbocompressor totalmente novo e outros avanços.

O desempenho de arrefecimento juntamente com a liberação de calor e a performance aerodinâmica foram aprimorados por meio da adoção de várias medidas, como a ampliação da área de abertura da grade frontal e a área de abertura efetiva do radiador.

Honda Civic Type R bate novo recorde; modelo chega em breve no Brasil

Honda Civic Type R bate recorde em Nürburgring (Foto: Divulgação/Honda)

Ao adotar o design de partes da carroceria orientado para os detalhes, tanto na frente quanto na traseira do veículo, o downforce (que é força que faz o carro ficar “colado” na pista) foi aprimorado de forma eficaz, proporcionando estabilidade durante a condução.

Para o sistema de freio, com disco de duas peças, herdado da geração anterior do Civic Type R, as características de potência foram modificadas para melhorar ainda mais a capacidade de controle do freio em todas as faixas de velocidade.

Além disso, ao aumentar a eficiência da entrada de ar em direção ao sistema de freio, a temperatura do sistema durante condução contínua em circuitos fechados foi reduzida, o que gera um efeito de frenagem sólido e resistência ao desgaste.

“Desde o início das vendas do modelo no Japão, recebemos inúmeros comentários de clientes de todo o mundo, surpreendidos e alegres, excedendo muito as nossas expectativas. No entanto, ainda tínhamos mais uma missão a cumprir, que era receber o título de carro FWD [de tração dianteira] mais rápido do mundo com um tempo de volta recorde em Nürburgring. Finalmente, nosso desejo de compartilhar este título com todos os fãs do Type R em todo o mundo se tornou realidade”, destaca Hideki Kakinuma, chefe da equipe de desenvolvimento do Honda Civic Type R. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA