Por que o Hyundai HB20S não é tão procurado quanto o Onix Plus?

Que Onix e HB20 são rivais entre os hatches, já estamos cansados de saber. Mas por que as versões sedãs dos modelos não repetem a disputa?

Que Chevrolet Onix e Hyundai HB20 são rivais ferrenhos nos segmentos dos hatches, disso já estamos cansados de saber. Mas por que essa rivalidade não se estende para as versões sedãs dos modelos com o HB20S e o Onix Plus?

Por que o Hyundai HB20S não é tão procurado quanto o Onix Plus?

O que a Hyundai precisa fazer para se aproximar da Chevrolet na busca pelo topo entre os sedãs? (Foto: Divulgação)

HB20S se inspira no seu subcompacto para novos rumos

Entre os hatches, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 são rivais duros de segmento.

Entre os subcompatos, o HB20 voltou a ter um bom desempenho de vendas no último mês e ficou entre os dez carros mais vendidos de março, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A disputa entre HB20 e Onix é tamanha, que o modelo da Chevrolet foi o terceiro em emplacamentos, com apenas 80 vendas a menos.

Entre os sedãs não tem disputa

Se existe tanta disputa entre duas franquias pelo público numa categoria, o mesmo era de se esperar da versão sedã dos modelos, certo? Sim, porém não é o que acontece.

No segmento dos sedãs, o Chevrolet Onix Plus leva grande vantagem em relação ao Hyundai HB20S.

De acordo com a Fenabrave, o Onix Plus foi o 5º modelo mais vendido do país, com 7.104 unidades comercializadas, sendo o mais bem ranqueado entre os sedãs.

Por sua vez, o HB20S foi apenas o 31º veículo no ranking nacional. Entre os sedãs, o modelo da Hyundai ficou com o 4º lugar. Foram 2.025 unidades vendidas no mês.

Entre Onix Plus e HB20S ainda ficaram, Toyota Corolla e Fiat Cronos. No entanto, apenas o modelo da Chevrolet representou os sedãs entre os dez mais vendidos.

No acumulado do trimestre as posições acima não mudam, apenas a quantidade de emplacamentos, que obviamente sobe em todos os casos.

Por que o Hyundai HB20S não é tão procurado quanto o Onix Plus?

Onix Plus é o sedã mais vendido do país (Foto: Divulgação)

HB20S x Onix Plus

O primeiro motivo aparente para a distância de procura entre Onix Plus e HB20S é o fenômeno nacional de menor preferência pelos modelos de três volumes.

Cada vez menos no topo dos mais vendidos do país, apenas o modelo da Chevrolet parece se esquivar do movimento ‘anti-sedã’. Nesse sentido, Corolla, Cronos e HB20S não estão conseguindo o mesmo êxito.

Para se consolidar cada vez mais como o preferido entre os sedãs, o Onix Plus na linha 2024 traz na versão de entrada itens como:

Conexão Wi-Fi e OnStar, espelhamento via Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, chave com sensor de presença e câmera de ré, além de rodas de aço de 15”.

O Onix Plus conta com motor 1.0 aspirado flex na versão de entrada. O propulsor gera 82 cv de potência com etanol, além de 10,6 kgfm de torque.

O modelo está disponível em seis versões de configurações, que chegam até a topo de linha Premier.

Por sua vez, o Hyundai HB20S desde a versão de entrada possui equipamentos de série como: direção elétrica, controle de tração, ar-condicionado, vidros elétricos, central multimídia de 8” conectada ao Apple Car Play e Android Auto, além de rodas de 15”.

O modelo conta com motor 1.0 aspirado de 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, além de câmbio manual de 5 marchas.

O HB20S está disponível em cinco versões, desde a Comfort MT5 até a Platinum Plus 1.0 Turbo AT6 (topo de linha).

Na versão de entrada LT, o Onix Plus custa a partir de R$ 96.390. Enquanto isso, o HB20S na versão Comfort 1.0 MT5 custa R$ 89.490.

Por que o Hyundai HB20S não é tão procurado quanto o Onix Plus?

Apesar de briga entre os subcompactos, o mesmo não se repete para os sedãs de HB20 e Onix (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA