Afinal, quais as vantagens e desvantagens de comprar um carro usado?
Comprar carro usado pode ser um desafio. Existem vantagens e desvantagens na aquisição. Descubra quais são no post.
Comprar um carro usado pode ser uma ótima opção para quem não tem condições de comprar um 0 km ou quer economizar dinheiro. É um tipo de compra que tem suas vantagens e desvantagens e cabe ao consumidor ponderar sobre a escolha. Entenda!
Vantagens de comprar um caso usado
Preço mais baixo: A principal vantagem de se comprar um carro usado é justamente o preço menor que o novo. É como dizem: saiu da loja, perdeu o preço, por isso mesmo os modelos mais recentes, com poucos km rodados e conservados podem custar até 30% menos do que um carro zero-quilômetro.
Menor depreciação: A depreciação é um processo visto como natural no setor automotivo e costuma ser maior nos cinco primeiros anos de fabricação do carro. Os usados já passaram por grande parte dessa perda de valor, o que significa que ele não sofrerá tanta depreciação quanto um carro novo.
Possibilidade de comprar modelos mais sofisticados: É aquela questão: é melhor um carro novo pé duro ou um usado com vários itens? Como os carros usados têm um preço mais baixo, é possível comprar versões melhores, sofisticadas e por um valor acessível.
Isso permite que o cliente possa comprar um veículo com recursos e tecnologias que não seriam tão acessíveis em um carro novo pelo mesmo preço.
Desvantagens de comprar um carro usado
Risco de problemas mecânicos: São mais comuns em carros que que passaram por enchentes. Além disso, o mau uso ou falta de revisão podem levar a problemas mecânicos que ainda não foram resolvidos. Por isso, antes da compra é preciso buscar ajuda de um mecânico para fazer a inspeção e avaliação do usado.
Menores garantias: Carros novos costumam ter garantia do fabricante e alguns usados também. No entanto, a garantia de um carro usado pode variar e, muitas vezes, é menor ou inexistente, dependendo do vendedor.
Possível falta de registros precisos: Alguns veículos usados nem sempre contam com um histórico bem definido de manutenção. Isso pode dificultar o acesso a informações sobre a manutenção anterior do veículo, o que aumenta as possibilidades de problemas no futuro.
Maior possibilidade de fraudes: compradores podem sofrer com golpes, sejam da procedência do veículo ou de possíveis multas/ pendências com os órgãos de trânsito. Daí a necessidade de fazer uma busca apurada sobre a procedência do carro.
Juros mais altos de financiamento: carros usados costumam ter juros e condições mais difíceis, pois a indústria automotiva prefere vender veículos 0 km. Isso dificulta o financiamento, já que geralmente o percentual de entrada é maior, bem como as taxas.
Apesar da compra de um usado apresentar alguns desafios, um pouco de pesquisa e muito cuidado ajudam a reduzir os riscos e problemas futuros. Avalie também suas reais necessidades e possibilidades antes de optar entre um modelo novo ou usado.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.