É o fim dos sedãs no Brasil? Eles estão cada vez menos entre os mais vendidos

Apenas um entre os dez carros mais vendidos do Brasil pertence ao segmento dos sedãs segundo a (Fenabrave). Seria o começa do fim deles?

Apenas um entre os dez carros mais vendidos do Brasil pertence ao segmento dos sedãs segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O que aconteceu com a venda desse modelo no país?

É o fim dos sedãs no Brasil? Eles estão cada vez menos entre os mais vendidos

Onix Plus briga praticamente sozinho contra SUVs e hatches entre os mais emplacados (Foto: Divulgação)

Sedãs perderam lugar para os SUVs

Os dados recentes divulgados pela Fenabrave, entidade que acompanha o desenvolvimento automotivo no Brasil, parece confirmar o cenário de coadjuvante do sedã.

Se há 15 anos o tipo de veículo dividia a preferência do público com os hatches, hoje os SUVs tomaram essa posto dos sedãs.

De forma mais específica, analisando o último relatório da Fenabrave divulgado ontem (4), apenas o Chevrolet Onix Plus, aparece entre os dez carros mais vendidos do últimos mês no país.

É o fim dos sedãs no Brasil? Eles estão cada vez menos entre os mais vendidos

Nos últimos anos, gosto do público brasileiro mudou no que diz respeito a carro (Foto: Freepik)

Onix Plus é o único sedã no top 10, mas com poucas vendas no varejo

O Chevrolet Onix Plus foi o 5º modelo mais vendido em março de 2023 no Brasil com 7.104 unidades comercializadas.

No acumulado do ano (entre janeiro e março), o modelo é o terceiro mais vendido do país, com 18.392 vendas, perdendo apenas para Chevrolet Onix (hatch) com 21.528 vendas e Fiat Strada (picape) com 23.772 vendas.

Desta maneira, o sedã da GM parece estar sozinho nessa luta, a de desbancar um verdadeiro time de hatches e SUVs.

No entanto, 66% das vendas do Chevrolet Onix Plus em março foram diretas, ou seja, da fábrica para o cliente, sem intermédio da concessionária. Esse índice representa 4.694 exemplares.

De acordo com a Fenabrave, ”as vendas diretas podem ser originadas a partir de vendas corporativas, nas quais a montadora negocia, diretamente, com grandes clientes, como frotistas e/ou locadoras, assim como, também, em operações realizadas nas concessionárias como, por exemplo, vendas feitas para taxistas, produtores rurais, PcD (pessoas com deficiência), entre outros”.

Dessa maneira, apenas 2.410 unidades (33,9%) do Chevrolet Onix Plus foram destinadas para a venda no varejo durante março de 2023.

É o fim dos sedãs no Brasil? Eles estão cada vez menos entre os mais vendidos

SUVs passaram a ocupar lugar que há mais de uma década era do sedã (Foto: Freepik)

Outros representantes no Top 50

Para se ter uma noção ainda maior do cenário automotivo atual, o primeiro sedã após o Onix Plus na lista dos mais vendidos é o Toyota Corolla Cross, 20º mais vendido do país, com 10.449 emplacamentos no acumulado do ano até aqui.

Na sequência aparecem: Fiat Cronos (23º com 7.576 vendas), Hyundai HB20S (31º com 4.807 vendas), Honda City (38º com 3.424 vendas) e Toyota Yaris (41º com 2.804 vendas).

Fecham o top 50: Volkswagen Virtus (42º 2.666 com vendas) e VW Voyage (43º com 2.062 vendas).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA