Mercado de luxo: desvalorização de seminovos tem resultado positivo

Plataforma realiza estudo para analisar a desvalorização dos seminovos no mercado de luxo e encontra resultado supreendente. Veja ranking.

Duas semanas atrás, trouxemos aqui um levantamento sobre a variação de preços dos carros seminovos mais procurados na plataforma Mobiauto – modelos como Chevrolet Onix, Fiat Strada e Hyundai HB20. Mas o que estaria ocorrendo na outra ponta do segmento de seminovos, ou seja, no mercado de luxo? A equipe de Estatísticas da plataforma realizou uma nova pesquisa para responder a questão. Confira.

Seminovos do mercado de luxo reduzem desvalorização no último ano

Mercado de luxo: desvalorização de seminovos tem resultado positivo

BMW X6 2017 é um dos três seminovos de luxo que se valorizaram (Foto: Divulgação/BMW)

Se os seminovos mais populares registraram uma variação negativa entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023 (-5,39%, na média), algo parecido ocorreu no mercado de luxo.

O chamado “Clube dos R$ 300 mil (ou mais)” não se saiu mal: a desvalorização desses modelos no último ano foi de 8,49%, em média. “Se você considerar que, historicamente, esses importados sempre tiveram depreciações mais acentuadas, a perda de três pontos percentuais, na média, frente aos modelos mais badalados do mercado de usados não é nada ruim” afirma o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.

“Ao contrário. Nós víamos modelos que perdiam mais de 20% de um ano para o outro, o que, dependendo do valor do carro, subtraíam R$ 70 mil ou R$ 80 mil em somente 12 meses do bolso do proprietário. Ainda há alguns poucos carros com desvalorizações expressivas, mas, na média, eles se comportaram bem nesse último ano”, pontua o consultor.

Startup que é um dos três maiores marketplaces (plataforma de compra e venda) de carros usados do País, a empresa apurou as cotações de 43 veículos, entre os anos/modelos 2014 e 2022. Nem todos os seminovos do mercado de luxo ingressaram com cotações – só aqueles que tiverem volumes expressivos de anúncios no período. Os pesquisados foram os seguintes:

  • BMW 330, Série 4, X3, X4, X5 e X6;
  • Chevrolet Camaro e TrailBlazer;
  • Ford Mustang;
  • Jaguar E-Pace;
  • Jeep Commander;
  • Land Rover Discovery, Discovery Sport, Range Rover Sport, Range Rover Velar;
  • Mercedes-Benz C300, GLE400 e GLC;
  • Mitsubishi Pajero Sport;
  • Porsche 911, Macan, Boxster e Cayenne;
  • Ram 2500;
  • Toyota SW4 e Hilux Cab.Dupla;
  • Volkswagen Amarok.

Apesar de a média revelar um patamar de desvalorização bem aceitável, alguns modelos merecem destaque, pelo fato de terem conseguido a proeza de se valorizar no último ano. Foram só três, mas são dignos de nota. 

Confira a lista dos cinco veículos mais bem ranqueados na pesquisa da Mobiauto sobre o mercado de luxo – preço médio e variação de preço:

  1. Porsche Macan 2015 – R$ 371.718 (+7,25%)
  2. BWM X6 2017 – R$ 323.191 (+6,39%)
  3. Chevrolet Camaro 2017 – R$ 371.560 (+0,70%)
  4. BMW X5 2021 – R$ 578.330 (-1,42%)
  5. Porsche Boxer 2014 – R$ 438.197 (-1,73%)
Mercado de luxo: desvalorização de seminovos tem resultado positivo

BMW X5 2021 apresentou leve desvalorização (Foto: Divulgação/BMW)

“Fica claro que os modelos mais usados, e o BMW X5 2021 é a exceção que confirma a regra, perderam bem menos preços. É preciso lembrar que muitos carros novos faltavam à pronta entrega durante a pandemia, elevando as cotações dos seminovos. Só que isso hoje não ocorre mais. Resultado: o seminovo caiu de preço”, explica Castro Jr.

Outro dado curioso é em relação à média de depreciação de cada marca. Bem menos “científico” do que a pesquisa de variação de preços dos modelos, conforme apresentado acima, esse ranking de marcas inclui só os modelos mais anunciados e procurados de cada montadora. 

Mercado de luxo: desvalorização de seminovos tem resultado positivo

Jeep Commander foi o seminovo de luxo que mais se desvalorizou (Foto: Divulgação/Jeep)

Não é um ranking absoluto, portanto. Mas dá algumas pistas de quem é quem no segmento de alto luxo. Veja a média de desvalorização entre os modelos de cada marca:

  1. Porsche – -4,50%
  2. Ram – -4,65%
  3. Chevrolet – -4,69%
  4. Ford – -5,89%
  5. MItsubishi – -6,87%
  6. BMW – -8,44%
  7. Jaguar – -8,68%
  8. Toyota – -10,02%
  9. Land Rover – -10,64%
  10. Mercedes-Benz – -11,51%
  11. Volkswagen – – 11,51%
  12. Jeep – -14,74%
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA