Ele vai mudar o cenário dos hatches no Brasil?

Dono da primeira posição entre os mais vendidos em 2023, os hatches agradam no Brasil. Veja quem pode ser o novo protagonista do segmento.

Cinco dos dez carros mais vendidos do país em 2023 até o momento, os hatches agradam muito por aqui.

Desta forma, muitas são as mudanças que acontecem cotidianamente no segmento em busca pelo protagonismo.

Seria 2023 o ano de mudanças nas primeiras posições entre os hatches de maior sucesso?

VW Polo Track ameaça monopólio do Onix?

Track é a versão de entrada do VW Polo (Foto: Divulgação).

Volkswagen tenta barrar monopólio do Onix nos hatches

Nos últimos anos, tanto Chevrolet Onix quanto Hyundai HB20 se tornaram sinônimos de hatches bem sucedidos e passaram a dominar o mercado neste segmento.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) o Onix foi carro mais vendido do país nos dois primeiros meses do ano com 13.246 unidades comercializadas.

Desta maneira, como o negócio dos modelos dois volumes é bastante procurado no Brasil, a Volkswagen tem se movimentado para, ao menos, incomodar as marcas concorrentes.

Neste sentido, a montadora alemã lançou dois modelos desde o ano passado para a ousada tentativa de desbancar os líderes do segmento.

A Volkswagen lançou no ano passado o novo Polo e neste ano, acrescentou a ofensiva com a chegada da versão Track do modelo, que substituiu o Gol, descontinuado após 42 anos.

Mas afinal, o Volkswagen Polo Track é capaz de desbancar o Chevrolet Onix, Hyundai HB2O e cia?

VW Polo Track ameaça monopólio do Onix?

VW Polo Track é o ”novo Gol” (Foto: Divulgação)

Volkswagen Polo Track 2023

O novo Volkswagen Polo na sua versão de entrada Track possui motor 1.0 MPI flex de três cilindros com 84 cv de potência (etanol) e 77 cv de potência (gasolina) a 6450 rpm.

O Track chega de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos com e atinge velocidade máxima de 169 km/h com etanol. Com gasolina, o desempenho cai 0,4 segundos de 0 a 100 km/h, além de 3 km/h a menos na velocidade máxima geral.

O propulsor do ”novo Gol” traz ainda torque de 10,3 kgfm de torque a 3.000 rpm (etanol) e 9,6 kgfm de torque a 4.000 rpm (gasolina).

Do mesmo modo, o VW Polo Track traz câmbio manual de cinco marchas com tração dianteira e suspensão independente McPherson, além de direção elétrica.

Em termos de proporções, são 4,07 metros de comprimento; 1,47 m de altura e 1,75 m de largura, além de 2,57 m de entre-eixos. O porta-malas do hatch comporta 300 litros de capacidade.

O consumo do modelo com etanol alcança as marcas de 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada e com gasolina, 13,5 km/l na cidade e, por fim, 15 km/l na estrada.

Como itens de série em destaque desde a versão mais básica o Polo traz: rodas de aço de 15”, quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico diferencial, direção elétrica e ar-condicionado.

O Volkswagen Polo Track está disponível atualmente sob o preço de R$ 81.490 à vista.

VW Polo Track ameaça monopólio do Onix?

Modelo chegou no início do ano por menos de R$ 80 mil mas já subiu (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA