Porsche confirma a chegada de novo SUV elétrico de última geração

A Porsche confirmou oficialmente que está trabalhando em um novo SUV elétrico de última geração, que será lançado após o Macan elétrico.

A Porsche está trabalhando em um novo SUV elétrico de última geração, confirmou oficialmente a montadora de luxo durante sua coletiva de imprensa anual na última segunda-feira (13). O veículo elétrico (EV)  que ainda não tem nome será o quarto na linha atualizada de EVs da empresa, que inclui um Macan elétrico para 2024, seguido por uma versão elétrica do 718 de dois lugares e uma versão totalmente elétrica Cayenne.

Saiba mais sobre o novo SUV elétrico de última geração da Porsche

Porsche confirma a chegada de novo SUV elétrico de última geração

Porsche Cayenne será o primeiro SUV da marca a ganhar uma versão 100% elétrica, ainda neste ano (Foto: Divulgação/Porsche)

Notícias sobre um novo SUV elétrico topo de linha da Porsche vinham circulando nos últimos meses, e agora a marca alemã confirma que um novo modelo será lançado entre o final de 2024 e o início de 2025. Na coletiva de imprensa, a Porsche exibiu uma imagem do futuro carro coberto por uma capa (a mesma que ilustra o início desta reportagem).

O SUV elétrico será posicionado como um modelo de desempenho acima do Cayenne e será baseado na nova plataforma de veículo elétrico SSP Sport, desenvolvida pela Porsche. A Volkswagen, dona da marca Porsche, vinha desenvolvendo a nova plataforma SSP para suceder a sua plataforma MEB. Mas o processo foi atrapalhado por problemas de software, causando um atraso no “Projeto VW Trinity”  que seria o veículo de estreia dessa plataforma.

Relatos na imprensa internacional sugerem que o novo SUV da Porsche será um grande veículo com sete lugares que, assim como o Cayenne, seria atraente para quem procura um veículo familiar ultra-luxuoso. 

Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche, afirmou que o novo SUV terá uma “experiência completamente nova” no interior, terá funções de direção automatizada e seu exterior apresentará “o típico flyline da Porsche” – como é definido o design esportivo das linhas do teto que “escorregam” até a traseira, como pode ser claramente visto, por exemplo, no Porsche Taycan. Blume também é, desde o ano passado, o novo CEO do Grupo Volkswagen.

Porsche confirma a chegada de novo SUV elétrico de última geração

Novo SUV apresentará o mesmo “flyline” visto no Porsche Taycan (Foto: Divulgação/Porsche)

Atualmente, a Porsche colocou o seu foco na produção de SUVs elétricos, o que se explica pelos lucros crescentes no segmento, principalmente nos mercados dos EUA e da China. O Macan disputa no segmento de SUVs compactos; o Cayenne, que já tinha opções híbridas, se enquadra na categoria de SUVs médios; agora, o novo SUV preencherá a categoria superior.

Outras montadoras de luxo, como Mercedes-Benz e BMW, também diversificaram suas ofertas de SUVs totalmente elétricos. A Mercedes-Benz tem uma versão SUV de seu sedã EQS e está lançando a versão SUV do EQE ainda neste ano. Enquanto isso, a BMW tem no iX um competidor de alta tecnologia e também tem um modelo M60 com mais desempenho.

A Porsche também anunciou que planeja entregar mais de 80% de seus novos veículos totalmente elétricos até 2030. O único veículo totalmente elétrico da Porsche disponível para compra hoje é o sedã esportivo Taycan, que, como o Modelo S da Tesla, está começando a ficar um pouco obsoleto em comparação com o resto da concorrência.

Porsche registra vendas e lucros recordes em 2022

A Porsche experimenta, atualmente, o momento de maior sucesso comercial de sua quase centenária história. No ano passado, a montadora registrou um lucro operacional de € 6,8 bilhões (R$ 38 bilhões), alta de 27,4% frente ao obtido em 2021. A receita de vendas do grupo, neste período, passaram para € 37,6 bilhões (R$ 210,7 bilhões), com incremento de 13,6%. O retorno operacional sobre as vendas subiu de 16% para 18%.

Na coletiva de imprensa, Blume ressaltou que, mesmo em condições difíceis, incluindo lobais na cadeia de suprimentos (a crise dos semicondutores), este foi, de longe, o resultado mais forte alcançado na história da Porsche.

Após realizar IPO em setembro, o maior da Europa em termos de valor de mercado, a montadora iniciou, neste ano, seu ambicioso programa Road to 20, com o qual projeta retorno operacional sobre as vendas de mais de 20% no longo prazo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA