4 CUIDADOS que você PRECISA ter ao abastecer o seu carro para evitar problemas
Ao abastecer o seu carro é importante assegurar que o posto oferece combustível de qualidade e bombas seguras. Conheça os cuidados.
Passa ano e os postos de combustível ainda apresentam irregularidades que acabam lesando os consumidores. Combustível adulterado, bombas que entregam menos do que foi computado e postos clandestinos são alguns dos principais problemas enfrentados por quem precisa abastecer o seu carro.
A par de toda essa problemática está o Instituto Combustível Legal, que além de orientar os consumidores também conta com um canal dedicado ao recebimento de denúncias.
O intuito do ICL é dar apoio a quem, de alguma forma, foi lesado no momento do abastecimento, ou desconfiar de atos ilícitos praticados no setor de combustíveis. Veja quais os cuidados recomendados pela entidade.
4 Cuidados para abastecer o seu carro sem problemas
De acordo com o presidente do ICL, Emerson Kapaz, a nota fiscal é o documento mais importante para garantir os direitos do consumidor. “A nota fiscal é importante para fazer a denúncia porque ela é o comprovante do abastecimento e o posto é obrigado a fornecê-la. A emissão da nota também contribui para combater os crimes de sonegação fiscal”, afirma.
Emerson também destaca que o consumidor deve buscar apenas postos de sua confiança e em bandeiras que reconhecidamente atuam para assegurar a qualidade de seus combustíveis.
Como parte da campanha de conscientização, o Instituto promove a semana do consumidor (até 18 de março), com informações relevantes para os motoristas se protegerem.
Acompanhe os principais cuidados:
1 – Evite preços muito baixos se não conhece a reputação do posto
Preços muito baixos sem razão aparente ou prazos longos podem indicar que o combustível vendido não é de qualidade ou há fraudes na bomba.
Algumas situações justificam preços muito baixos de postos confiáveis, por exemplo:
- Estabelecimento que ainda está cobrando pelo preço antigo, geralmente antes de aumentos;
- Grande movimento, já tem a reputação de cobrar barato por conta do grande movimento;
- Ações promocionais de bandeiras ou reinauguração.
2 – Evite postos “camaleões”
Existem dois tipos de postos pirata. Os clones, cuja marca é igual a uma distribuidora e os camaleões, que imitam a marca usando as cores e demais elementos visuais de uma bandeira reconhecida.
Geralmente estão mais afastados das cidades, justamente para não despertar suspeitas. Isso porque o condutor pode estar preocupado com o trânsito ou com uma possível falta de combustível e não presta muita atenção ao entrar.
3 – Atenção à infraestrutura
Uma boa infraestrutura de atendimento, como estética, número de bombas, lojas, higiene geralmente está associada a combustível de qualidade. Isso porque esses fatores estão associados ao investimento e como vender combustível adulterado pode implicar em perder tudo e responder criminalmente, é mais vantajoso estar legalizado.
4 – Confira se há selos ou certificações
Postos de gasolina legalizados apresentam adesivos obrigatórios das entidades fiscalizadoras. Procure na bomba os adesivos da ANP e Inmetro e outros como “não fumar”, “proibido comercializar etanol hidratado de cor alaranjada” espalhados pelo estabelecimento.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.