Proteja seu carro: ação pode dificultar a vida de criminosos
Entenda como ação de criminosos podem ser evitadas e salvar seu veículo de uma clonagem. Prática é recomendada até mesmo por especialistas.
Com o passar do tempo e as inovações dos criminosos, algumas ações são inventadas para driblar a violência em relação aos automóveis.
Desta vez, uma prática relacionada a chave dos veículos vem sendo tomada como forma de se proteger da violência nos grandes centros.
Veja a solução que algumas pessoas encontraram para se sentirem mais seguras com relação aos seus veículos.
Ação da vez: embrulhar a chave presencial em papel alumínio
Com o avanço da tecnologia, muitas artimanhas também foram criadas por bandidos, para se beneficiar com golpes e crimes.
É o caso, por exemplo, de criminosos que usam softwares para hackear chaves de tecnologia presencial de alguns modelos e assim invadir carros sem alarde.
Baseado nisso, uma solução a base de papel alumínio foi criada. A partir deste material, usuários relataram que basta embrulhar a chave presencial do carro para que o sinal seja interrompido.
Ou seja, a partir do ”bloqueio” do sinal emitido originalmente pela chave inteligente, as informações do veículo são protegidas de eventuais ladrões e hackers.
A ação fez até com que empresas criassem acessórios próprios para isolarem a chave de forma ”mais bonita” como uma alternativa a simplicidade do papel alumínio.
E aí, acha que vale a pena tentar essa alternativa de proteção?
Prática pode não ser solução eficaz
Lamentamos ser pessimistas, mas a ação pode não ser certeira. Como sabemos, a tecnologia presente nos automóveis atualmente é bem complexa, dificultando em alguns casos o ”bloqueio total” das informações através de uma simples intervenção.
Com isso, o trabalho de criminosos poderia ser dificultado com essa manobra, mas não seria completamente eficiente.
Mas claro que todas as atitudes em prol da segurança são bem vindas e sugeridas. Porém, é preciso entender o que ocorre de modo geral.
O que dizem os especialistas
Apesar do crescimento dessas práticas, não são novas as lições sobre essa saída para tentar driblar a criminalidade.
A obtenção da bolsa de Faraday está entre as saídas mais recomendadas.
Este objeto tem função de isolamento e serve como uma barreira contra a comunicação de informações.
Nesse sentido, Moshe Shlisel, CEO da agência de segurança cibernética GuardKnox Cyber Technologies, acredita que a solução ideal terá que vir dos próprios fabricantes de carros:
”A indústria automotiva está totalmente ciente desses problemas e buscando maneiras de impedir que terceiros consigam replicar a comunicação entre uma chave e um veículo”,disse Shlisel à BBC News Mundo.
Veja mais dicas importantes para evitar roubo ou furto do seu veículo.
Tem dúvidas sobre o DPVAT? Assista o Guia de como solicitar o seguro em caso de acidentes.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.