Presença feminina aumenta na indústria automotiva
Confira o que dizem as estatísticas sobre a presença feminina dentro da indústria automotiva nos últimos dez anos.
Estudo aponta que em 2021 elas representavam 19,4% da força de trabalho dentro da indústria automotiva, em 2011, era 16,8%.
Presença das mulheres cresce dentro da indústria automotiva
Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Data OLX Autos, braço de análises do mercado automotivo da maior plataforma de compra e venda online de automóveis no Brasil, compartilha uma avaliação sobre a participação de mulheres no segmento automotivo nacional, reunindo informações da plataforma e de dados mais recentes do mercado de trabalho formal (RAIS – Relação Anual de Informações Sociais).
De acordo com a análise, em 2021, elas representavam 19,4% da força de trabalho nas firmas da indústria automotiva no país, contra 16,8% em 2011 – um crescimento de quase três pontos percentuais.
A pesquisa também indica um pequeno aumento da participação das mulheres nos empregos formais do setor de comércio de automóveis, indo de 22,6% em 2011 para 23,1% em 2021; e aponta que, entre os anunciantes privados de automóveis na plataforma da OLX, 19,6% são mulheres.
“Apesar da participação feminina no comércio de automóveis ser maior do que na indústria automotiva, há uma grande diferença quando se compara com o setor de comércio como um todo, em que as mulheres respondem por 44,1% das pessoas empregadas, um percentual que se aproxima mais da realidade da divisão populacional do país.” comenta Mariana Wik Atique, economista do Data OLX Autos.
O relatório traz ainda que, em 2021, de acordo com os dados mais atualizados do mercado de trabalho formal registrados na RAIS, o setor automotivo brasileiro contratou diretamente cerca de 1 milhão e 400 mil pessoas, sendo 425 mil na indústria e 950 mil na comercialização de veículos, peças e acessórios e na manutenção e reparação dos mesmos.
De acordo com a análise do Data OLX Autos, ao longo dos últimos 10 anos, a evolução do número de empregados na indústria automotiva esteve de acordo com a trajetória da produção do setor.
“Embora seja observado um pequeno avanço, a presença feminina nesse segmento ainda é abaixo da média na indústria de transformação como um todo; em 2021, tinha 30,2% de sua força de trabalho composta por mulheres”, afirma a especialista do Data OLX Autos.
Segundo dados reunidos pelo estudo, o setor industrial com maior participação feminina é o de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios, com 72,4% de presença, enquanto o setor com maior desigualdade de gênero é o de Metalurgia, com somente 11,4% de mulheres.
Recorte por estados
A pesquisa também aponta Sergipe como o estado brasileiro líder em presença feminina na área industrial automotiva (51,2%) e o Amazonas com o maior percentual de trabalhadoras no comércio de autos (28,7%).
A análise por estados indica que há diferenças regionais na desigualdade de gênero no setor. O estado de Sergipe surpreende com mulheres representando mais da metade dos empregados formais na indústria automotiva do estado, enquanto alguns estados da região Norte se destacam pela menor desigualdade no que se refere ao percentual de mulheres empregadas no comércio de automóveis.
Perfil das profissionais que atuam na indústria automotiva
O levantamento do Data OLX Autos aponta que, em 2021, 58% das mulheres que trabalhavam na indústria automotiva tinham entre 30 e 49 anos (com homens, essa faixa de idade representa 61%). Em termos de escolaridade, 60,2% das trabalhadoras desse segmento têm ensino médio completo, ante 65% dos homens.
Já na área comercial, a faixa etária entre 30 e 49 anos representa 52% das mulheres atuantes e 48% dos homens. Em relação à formação escolar, 62,8% concluiu o ensino médio contra 68,1% dos homens
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.