Manutenção: veja indícios que algo está errado com a bandeja de suspensão do seu carro
Veja como é possível conferir se a bandeja de suspensão do seu carro está com problemas; veja as dicas de especialista.
O automóvel é composto por diversos sistemas e componentes. E cada um deles deve ser revisado com frequência, para garantir uma condução segura e economia, já que manutenção preventiva sempre é mais barata que manutenção corretiva. Confira como checar se a bandeja de suspensão do seu carro está com problemas.
Será que a bandeja de suspensão do seu carro está com problemas?
Uma coisa é certa: manutenção preventiva é sempre melhor do que a manutenção corretiva. Nesse caso, dois fatores devem ser levados em consideração, o primeiro deles é o custo, uma vez que a revisão para evitar um possível problema sempre será mais acessível economicamente no comparativo com o custo de um reparo de algo maior.
Além disso, quando o carro apresenta problemas não resolvidos, a ação pode desencadear um efeito dominó, ou seja, o primeiro defeito pode ser o responsável por gerar mais estragos ao modelo.
Entre os itens que merecem atenção especial está a bandeja de suspensão. Também conhecida como braço oscilante, que liga as rodas ao chassi ou monobloco, é uma peça do sistema de suspensão, relacionada não só com o conforto, mas também com a estabilidade e a segurança do veículo.
Por isso, é importante ter atenção a qualquer sinal de comprometimento do componente e avaliar, periodicamente, seu estado.
“A peça é fundamental para o bom desempenho do veículo, pois além de ligar as rodas ao chassi, suporta as forças laterais nas curvas, garante que as rodas se movimentem apenas verticalmente, mantém o alinhamento e limita movimento das rodas nos arranques e frenagens”, comenta Jefferson Credidio, gerente de serviços e engenharia da Nakata.
Ruídos ao trafegar por vias esburacadas podem indicar que a bandeja de suspensão apresenta algum tipo de problema. “A peça pode estar trincada ou com as buchas e pivô desgastados”, adverte Credídio, enfatizando que a peça pode até quebrar por sofrer impactos.
Caso a bandeja tenha algum dano, deve ser trocada já que, além dos ruídos, ela interfere na dirigibilidade e desgaste de pneus. Se for identificada alguma trinca, o veículo deve ser rebocado até a oficina para realizar a substituição, pois pode se desprender e ocasionar acidentes.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.