Ford cria traje que simula efeito de drogas ao volante
Montadora também divulgou um vídeo para alertar os condutores sobre os perigos de dirigir após o consumo de substâncias ilícitas
A desenvolveu um traje especial para simular o efeito de drogas ao volante. Chamado de “roupa de motorista drogado”, o projeto faz parte de um programa educativo, e foi realizado em parceria com o Instituto alemão Mayer-Hentschel. A tecnologia reproduz efeitos de drogas como maconha, cocaína, heroína, ecstasy e LSD.
“Dirigir após consumir drogas ilegais pode trazer consequências fatais para o motorista, passageiros e outras pessoas nas ruas. Por isso desenvolvemos essa ação de educação global focada, sobretudo, nos mais jovens”, diz Jim Graham, gerente do programa de educação no trânsito da Ford.
Durante a condução, o traje reproduz efeitos como tempo de reação mais lento, tremor nas mãos, visão distorcida e baixa coordenação motora. Ele é composto por recursos como cotoveleiras, munhequeiras, joelheiras, pesos nos pés, óculos e headphones para reduzir os movimentos, o tempo de reação e o equilíbrio.
Vale ressaltar que nos Estados Unidos, 18% das mortes de motoristas estão ligadas ao uso de álcool e drogas como maconha e cocaína. Os dados são da Administração de Segurança no Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA). Além disso, o Instituto Nacional de Saúde do país mostra que as chances de acidentes praticamente dobram após o uso de maconha.
https://www.youtube.com/watch?v=lzOOarMKcq4&feature=youtu.be