Jeep CJ-3B completa 70 anos; relembre a história do modelo
O Jeep CJ-3B completa 70 anos em 2023 e, até hoje, influencia o estilo e o espírito dos SUVs da marca; relembre a história do modelo
Um dos primeiros modelos Jeep fabricados no Brasil e ícone da marca está completando 70 anos em 2023. O CJ-3B é um modelo lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953 e que ainda hoje influencia o estilo de modelos como Wrangler, Gladiator e Renegade.
Jeep CJ-3B: relembre a história do modelo, que faz 70 anos
Setenta anos. Esta é a idade de um dos veículos mais importante da história da Jeep. O modelo CJ-3B foi lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, sendo uma evolução dos modelos produzidos até então, destinado a clientes civis para uso em qualquer terreno e com carroceria compacta.
Produzido desde 1945 com o CJ-2A, a família CJ (Civilian Jeep) teve no CJ-3B um dos seus veículos com maior sucesso, lembrado até hoje e que segue influenciando versões modernas. Nos Estados Unidos a produção foi até 1968, com cerca de 155 mil unidades. Além disso, o veículo aventureiro foi um dos primeiros a ser fabricado mundialmente em países como Japão, Índia, França, Espanha e Turquia
No Brasil, o CJ-3B também marcou história. A partir de 1954, o modelo foi o primeiro Jeep a ser fabricado e vendido em solo brasileiro. A produção era realizada na fábrica da Willys-Overland do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).
O veículo, que contava com a grade frontal e capô mais elevados e motor de quatro cilindros, se destacava pela força e capacidade off-road, até ganhando o apelido “cara de cavalo”.
Histórica aventura
Ao longo destes 70 anos, diversas foram as aventuras proporcionados pelo CJ-3B. Uma especial ficou marcada na história. Em 1955, três escoteiros saíram de São Paulo com destino ao Canadá para participar de um encontro mundial de Escotismo, o Jamboree.
A bordo do CJ-3B, Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly percorreram cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano. A viagem foi estendida até o Alasca com os aventureiros passando por 19 países e está relatada no livro “Flashes de uma aventura – Operação Abacaxi”.
Alguns fabricantes de autopeças ajudaram a financiar a viagem, que recebeu esse nome pois os componentes locais eram considerados “abacaxis”. Contendo várias peças e acessórios nacionais, o icônico veículo da Jeep foi aprovado nos testes na fábrica original da Willys, em Toledo (EUA), pois não teve nenhum problema mecânico.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.