VW Virtus 2023 fica mais barato e se distancia do Polo no visual; veja preços
Conheça o novo VW Virtus 2023, que estreia em 5 versões e traz itens indisponíveis no Polo; veja preços, versões e equipamentos do sedã
A Volkswagen acaba de revelar o Virtus 2023, que estreia com novo estilo, equipamentos inéditos e redução de preços. Com a mudança, o sedã também recebe uma nova versão topo de linha e está disponível com três opções de motores turbo. Veja a seguir todos os preços e itens de série do VW Virtus 2023.
Renovado, VW Virtus 2023 estreia em 5 versões
A primeira reestilização do Volkswagen Virtus surge com a chegada da linha 2023. O sedã compacto se distancia do Polo ao adotar estilo exclusivo na dianteira e receber equipamentos e motorização indisponíveis na gama 2023 do hatch.
Começando pelo visual, a dianteira do VW Virtus 2023 adota novos faróis principais e de neblina full LED, que têm estilo basicamente igual ao do Nivus. O novo para-choque recebe um aplique na cor preta na seção central, enquanto a grade traz novos frisos cromados na base e no topo.
Na traseira, as lanternas em LED recebem nova disposição interna e estilo fumê. O para-choque também foi redesenhado e traz refletores nas extremidades, além de friso cromado no acabamento Highline. Na tampa do porta-malas, o nome do sedã agora é posicionado ao centro.
Com os novos para-choques, o Virtus 2023 ganhou 79 mm no comprimento (4.561 mm ao todo). Na altura, o modelo teve acréscimo de 4 mm (1.476 mm), enquanto largura (1.751 mm) e distância entre eixos (2.651 mm) permanecem iguais. No porta-malas, a capacidade é de 521 litros.
3 opções de motorização turbo
O VW Virtus 2023 chega com 3 opções de motorização turbo. Nas configurações de entrada, o motor é o 1.0 170 TSI do Polo, com 116/109 cv (E/G) a 5.000 rpm. O torque máximo é de 16,8 kgfm entre 1.750 e 4.250 rpm, independentemente do combustível. As opções de câmbio são manual de 5 marchas e automático de 6 (com a caixa AQ-160-6F).
Nas versões intermediárias, ao contrário do VW Polo 2023, o novo Virtus mantém a motorização 1.0 200 TSI, que produz até 128/116 cv e 20,4 kgfm de torque. Neste caso, o câmbio é sempre automático de 6 marchas (caixa AQ-250-6F). Já o Virtus topo de linha traz o motor 1.4 250 TSI, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, também com a caixa automática de 6 marchas (AQ-250-6F).
Preços e versões
O novo VW Virtus 2023 será oferecido em 5 versões (TSI, TSI AT, Comfortline, Highline e Exclusive), com faixa de preços entre R$ 103.990 e R$ 144.990. Na gama anterior (2022), o sedã estava disponível em apenas 3 configurações (Comfortline, Highline e GTS), com preços entre R$ 122.210 e R$ 149.020.
A estreia nas concessionárias ocorrerá em duas etapas. Em março, serão lançadas as versões 170 TSI (MT e AT), Comfortline e Highline. Já a Exclusive irá chegar em um segundo momento, até o fim deste semestre.
Veja abaixo os novos preços:
- Virtus 170 TSI MT5 – R$ 103.990
- Virtus 170 TSI AT6 – R$ 112.990
- Virtus Comfortline 200 TSI AT6 – R$ 121.990
- Virtus Highline 200 TSI AT6 – R$ 130.030
- Virtus Exclusive 250 TSI AT6 – R$ 144.990
Equipamentos de série do VW Virtus 2023
Desde a versão de entrada, o novo VW Virtus 2023 traz de série 6 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, quadro de instrumentos digital de 8”, faróis full LED, rodas de liga leve de 15”, controle de cruzeiro, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento e central multimídia com tela de 6,5” (Composition Touch).
A partir do acabamento 170 TSI AT, o sedã ganha controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema start-stop, saídas de ar na traseira, 2 entradas USB-C e volante revestido em couro.
Na versão Comfortline, o sedã recebe rodas de liga leve de 16”, ar-condicionado digital, chave presencial, partida do motor por botão, bancos em couro, câmera de ré, faróis de neblina em LED e freios a disco na traseira.
A Highline, opção mais equipada com o motor 200 TSI, agrega rodas de 17”, central multimídia VW Play de 10,1”, quadro de instrumentos digital de 10,2”, sensor de chuva, retrovisores com rebatimento elétrico, painel com revestimento em vinil, sensor de estacionamento na dianteira, detector de fadiga do motorista e sensor crepuscular.
A topo de linha Exclusive é a única com rodas de 18”, seletor de modo de condução, spoiler na tampa traseira e acabamento diferenciado na cabine. O sedã é oferecido com cinco opções de cores para a carroceria: azul Biscay, branco Cristal, cinza Platinum, preto Ninja e prata Sirius.
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.