Veja os 15 carros elétricos com maior autonomia em 2023 no Brasil
Veja como fica a lista dos carros elétricos com maior autonomia em 2023 no Brasil após novos critérios adotados pelo Inmetro; confira ranking
Desde que o Inmetro anunciou um novo padrão para divulgar a autonomia dos carros elétricos, os modelos vendidos no Brasil tiveram grandes impactos em relação ao alcance declarado; veja como fica a nova lista dos carros elétricos com maior autonomia do Brasil em 2023 após a mudança.
Confira quais são os carros elétricos com maior autonomia em 2023
O segmento de carros elétricos ainda está em desenvolvimento no mercado nacional. E, até dias atrás, cada fabricante anunciava o alcance do modelo com um determinado padrão, como EPA, WLTP e outros, e com resultados fiéis aos obtidos em laboratório.
No entanto, a partir das novas regras do Inmetro envolvendo carros elétricos, as marcas que possuem veículos a bateria no país devem padronizar o ciclo de autonomia utilizado.
Além da padronização, também fica estipulado que o alcance anunciado ao público deve ser 30% menor aos resultados obtidos em laboratório, uma vez que nem sempre o condutor que ainda está se habituando com a tecnologia consegue atingir os dados divulgados no uso real.
Dessa forma, diversos modelos registraram drástica redução no alcance informado, mesmo que não tenham sofrido qualquer tipo de modificação na bateria ou no conjunto mecânico.
Como exemplo, o Mercedes-Benz EQE 300 era, até então, o carro elétrico de maior alcance vendido no mercado brasileiro, podendo chegar a 645 km rodados com uma única carga. Agora, de acordo com os novos parâmetros utilizados, o veículo tem uma autonomia estimada de 369 km, ou seja, 276 km a menos – uma queda de expressivos 42,8%.
Já o BMW iX xDrive50 Sport, considerado o novo carro elétrico com maior autonomia do país, tem um alcance de 528 km no novo padrão do Inmetro. Anteriormente, a informação era de 630 km, 102 km a mais. A diferença em percentual é de 16,2% a menos.
Os 15 carros elétricos com maior autonomia em 2023 no Brasil
- BMW iX xDrive50 Sport: 528 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 630 km
- BMW i4 eDrive40: 422 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 590 km
- Chevrolet Bolt: 390 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 459 km
- BMW iX3 M Sport: 381 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 460 km
- Mercedes-AMG EQS 53: 373 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 580 km
- Mercedes-Benz EQE 300: 369 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 645 km
- Jaguar I-Pace: 362 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 446 km
- BMW i4 M50: 335 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 510 km
- BMW iX xDrive40: 327 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 426 km
- Porsche Taycan GTS: 318 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 504 km
- Audi RS e-tron GT: 313 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 472 km
- BYD Tan: 309 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 437 km
- Volvo XC40 P8: 305 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 418 km
- Mercedes-Benz EQA: 304 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 496 km
- BYD Yuan Plus: 294 km (Inmetro 2023) / Autonomia anterior: 458 km
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.