Em Mato Grosso, prazo de renovação da CNH volta a ser de até 30 dias após vencimento 

A partir deste mês, o prazo para renovação da CNH no Estado de Mato Grosso volta a ser de até 30 dias após o vencimento; veja como proceder

A partir deste mês de fevereiro, o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), no Estado de Mato Grosso volta a ser de até 30 dias após o vencimento do documento. Até janeiro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) cumpriu cronograma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme a resolução nº 962/2022, para a renovação da CNH vencida entre os anos de 2020 e 2022.

Saiba como fazer a renovação da CNH em Mato Grosso

Em Mato Grosso, prazo de renovação da CNH volta a ser de até 30 dias após vencimento

Processo de renovação pode ser feito pelo app MT Cidadão (Foto: Divulgação/Detran-MT)

A renovação da CNH é necessária quando a anterior estiver vencida ou prestes a vencer. O condutor flagrado em barreira de fiscalização de trânsito conduzindo veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias poderá ser autuado por infração gravíssima, com penalidade de multa, medida administrativa de recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

A renovação da CNH pode ser feita pelo aplicativo MT Cidadão ou pelo site do Detran-MT. A única etapa que exige deslocamento até uma unidade da autarquia é a realização do exame médico, que é agendado durante o preenchimento das etapas da renovação pelo aplicativo ou site.

Para renovar o documento pelo MT Cidadão, o motorista deve baixar o app na Google Play ou Apple Store, fazer o cadastro e acessar a sua conta. Em seguida, ir em ‘Meus Documentos’, depois em ‘CNH’, quando irá aparecer seu nome, categoria, validade, número de registro e quantidade de pontos da CNH. Na guia ‘Solicitações’, é preciso escolher a opção ‘Renovação da CNH’.

Depois, deve conferir seus dados, e escolher a unidade do Detran-MT para abrir o processo de renovação. Após confirmação, será aberto um campo para a emissão do boleto para pagamento da taxa de renovação da CNH, que é de R$ 134,32.

Com o pagamento da taxa, o motorista deverá comparecer à clínica médica indicada para realizar os procedimentos do exame de aptidão física e mental.

“No próprio aplicativo MT Cidadão o condutor poderá consultar o status de auditoria e emissão da sua CNH e buscá-la na unidade do Detran-MT escolhida no início do processo”, ressalta o diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

Pelo app também é possível renovar a CNH de condutores profissionais e os que necessitam de junta médica, como os condutores que sejam pessoa com deficiência (PcD).

No caso de inclusão da atividade remunerada (EAR), a abertura do processo pode ser iniciada pelo aplicativo MT Cidadão. Porém, o condutor que pretende exercer atividade remunerada no transporte de pessoas ou bens (motoristas de aplicativos, táxis, motoristas de ônibus, caminhões), deve passar por uma avaliação psicológica e pelo exame de aptidão física e mental.

Motoristas com CNH das categorias C, D e E devem, ainda, fazer o exame toxicológico antes do exame de aptidão física e mental, e dentro de um intervalo de 90 dias entre os exames.

Em Mato Grosso, prazo de renovação da CNH volta a ser de até 30 dias após vencimento

Exame toxicológico é obrigatório na renovação de CNHs C, D e E (Foto: iStock)

“Caso o motorista possua cursos especiais para exercer a atividade remunerada, e que ainda não estiverem registrados em seu prontuário no Detran-MT, ele também deverá apresentar o certificado para averbação. Tudo isso é feito de forma presencial”, observa Andrade.

Nos casos em que a renovação da CNH deva ser feita de forma presencial, o condutor deverá fazer o agendamento prévio do atendimento pelo site do Detran.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA