Laudos periciais e de vistoria: saiba como solicitar pela internet no Amazonas

O Detran do Amazonas passou a disponibilizar a solicitação de laudos periciais e de vistoria técnica pela internet; saiba como fazer

A partir desta semana, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) passou a disponibilizar a opção de solicitação de laudos periciais e de vistoria técnica pela internet. A iniciativa visa garantir mais agilidade e comodidade aos usuários. Contudo, quem preferir pode solicitar os serviços presencialmente.

Veja como solicitar online laudos periciais e de vistoria do Detran-AM

Laudos periciais e de vistoria já podem ser solicitados pela internet no Amazonas

Laudos diferem conforme a situação (Foto: Isaque Ramos/Detran-AM)

Os laudos periciais e de vistoria do Detran-AM podem ser solicitados por meio do protocolo virtual do portal do Governo do Amazonas. Todo condutor envolvido em colisão entre veículos, sem vítima lesionada e que ocasione apenas danos materiais, pode solicitar o serviço pela internet.

Em casos de acidentes com vítimas, os envolvidos devem acionar o Instituto de Criminalística por meio do telefone 190.

O Detran-AM disponibiliza dois tipos de laudos, os quais deverão ser solicitados de acordo com cada situação. Nos casos em que a perícia pode ser realizada imediatamente, sem a necessidade de remoção dos veículos, deverá ser solicitado o Laudo Pericial.

Para solicitá-lo, os condutores envolvidos devem manter o local preservado, sinalizar com triângulo, a fim de evitar novos acidentes, e acionar o gabinete de Perícias do Detran-AM pelos telefones 92-98560-0509 ou 92-3643-0037.

Após a perícia, o protocolo virtual poderá ser acessado no site do Detran-AM, por meio do qual devem ser realizadas a solicitação do laudo e a entrega dos documentos necessários. O prazo para emissão do laudo é de até dez dias úteis.

Nos acidentes em que não seja possível a perícia imediata, os envolvidos deverão procurar a delegacia mais próxima e solicitar um boletim de ocorrência (BO).

Laudos periciais e de vistoria já podem ser solicitados pela internet no Amazonas

Laudo de Vistoria é feito na sede do Detran-AM (Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM)

Em seguida, poderão solicitar o agendamento da vistoria, a qual será realizada na sede do Detran-AM, não devendo ser realizado, previamente, qualquer tipo de reparo no veículo. Nesses casos o laudo a ser solicitado é o de Vistoria Técnica, com prazo de emissão de até sete dias úteis.

O Laudo de Vistoria Técnica também será o instrumento a ser utilizado nos casos previstos pela Portaria do Detran-AM nº 2963/2011, que impede a perícia em vias de grande fluxo da cidade, no período de segunda a sexta, das 6h às 20h.

Em caso de dúvidas sobre como realizar o passo a passo para solicitar os laudos pela internet e quais os documentos necessários, basta acessar a carta de serviço disponível no site do Detran-AM.

Laudos viabilizam processo judicial

Os laudos permitem ao motorista dar início a processos junto aos juizados especializados, com a finalidade de se obter o ressarcimento dos danos materiais sofridos.

De acordo com o chefe do gabinete de Perícia do Detran-AM, tenente Elvis Amaral, o laudo é um instrumento importante para se ingressar na via judicial.

“Esse documento é extremamente necessário para auxiliar quem se sentiu lesado a procurar seus direitos por via judicial. É com ele que os envolvidos conseguem comprovar o dano material sofrido na colisão”, afirma.

De acordo com Amaral, o Detran-AM busca iniciativas que possam acelerar os processos periciais. Estão previstos projetos que visam aprimorar as inspeções veiculares e expedição de laudos já a partir deste ano.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA