Vistoria veicular: Detran-MT divulga lista de empresas credenciadas em 2023

O Detran-MT ampliou a oferta do serviço de vistoria veicular e já conta com 75 empresas especializadas credenciadas; saiba mais

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) ampliou a oferta do serviço de vistoria veicular e já conta com 75 empresas especializadas credenciadas. Assim, o condutor que precisar do serviço pode fazê-lo tanto na sede do Detran-MT quanto em alguma dessas empresas credenciadas.

Saiba como consultar empresas credenciadas para vistoria veicular em MT

Vistoria veicular: Detran-MT divulga lista de empresas credenciadas em 2023

Vistoria pode ser realizada em unidades próprias do Detran-MT (Foto: Divulgação/Detran-MT)

A lista de empresas empresas credenciadas pelo Detran-MT em 2023 para a realização do serviço de vistoria veicular pode ser consultada nesta página do Detran-MT.

As vistorias veiculares são obrigatórias no processo de transferência de propriedade do veículo, de mudança da Placa de Identificação Veicular (PIV), de alteração de características do veículo, substituição de motor, regravação de chassi, entre outros casos.

Além das empresas credenciadas, a vistoria pode ser realizada diretamente no Detran-MT. Em Cuiabá, pode ser feita na sede da autarquia, no Centro Político Administrativo, e na vistoria pesada, no Distrito Industrial. 

Também é possível realizar a vistoria na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Várzea Grande, ou em outras 62 Ciretrans do interior do Estado, bem como nas agências municipais.

O serviço de vistoria veicular nas unidades do Detran-MT é realizado mediante agendamento prévio pelo site. Nos últimos quatro anos, o Detran-MT realizou 1.277.006 vistorias em veículos nas unidades próprias, e 424.038 por intermédio de empresas credenciadas.

Saiba o que é verificado no carro durante a vistoria

Vistoria veicular: Detran-MT divulga lista de empresas credenciadas em 2023

Ranhuras dos pneus são verificadas na vistoria (Foto: Divulgação/Continental)

O serviço de vistoria tem como objetivo verificar a autenticidade da identificação do veículo e de sua documentação, legitimidade da propriedade, se o veículo dispõe de equipamentos obrigatórios e se estes estão funcionando; e alterações das características originais do veículo e de seus agregados. 

Caso seja constatada alguma alteração, o Detran verifica se esta foi autorizada, regularizada e se consta no prontuário do veículo.

Os principais itens verificados durante uma vistoria são:

  • Documentação do veículo – verifica-se se os dados do condutor e do veículo estão todos de acordo com as normas, se a placa do veículo está legível e fixada adequadamente;
  • Sistema de sinalização – é feita avaliação do funcionamento das setas (luzes indicadoras de direção) e se elas não foram alteradas de posição ou tiveram sua cor trocada;
  • Sistema de iluminação – avalia-se o funcionamento dos faróis e lanternas, e se não foram alterados;
  • Sistema de freios   é verificado se os freios estão funcionando corretamente;
  • Sistema de direção – verifica-se o alinhamento das rodas dianteiras;
  • Eixos e suspensão – é checado o funcionamento da suspensão e dos amortecedores, a conservação dos eixos e se as molas estão boas (sem modificações e/ou deformações). Analisa-se ainda se os elementos estruturais do veículo estão em perfeito estado de conservação;
  • Pneus e rodas – é realizado o teste de desgaste da banda de rodagem para avaliar se os pneus estão em perfeitas condições de segurança;
  • Equipamentos obrigatórios – são checados os para-choques, retrovisores, buzina, vidros, limpadores de para-brisa, velocímetro, cinto de segurança, fechaduras do carro, extintor de incêndio e estepe.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA