Stellantis vai testar furgões Fiorino e Partner Rapid elétricos no Brasil

Fiorino e Partner Rapid elétricos podem se tornar realidade em breve; conheça o projeto que converte os modelos em veículos zero emissão

A Stellantis, em parceria com o Senai, está desenvolvendo versões eletrificadas dos furgões Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. As unidades experimentais serão testadas em solo nacional e, em um primeiro momento, disponibilizadas para uso por empresas.

Conheça o projeto que converte o Fiorino e o Partner Rapid em elétricos

Projeto de retrofit elétrico transforma veículos a combustão em modelos movidos a bateria (Foto: Divulgação/Stellantis)

Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid elétricos? Entenda essa história

Em parceria com o programa Senai A3 Rota 2030, a Stellantis está trabalhando em um projeto de retrofit elétrico, para a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico. Além da Stellantis, a iniciativa conta com a parceria das empresas Weg e FuelTech.

A proposta é oferecer uma solução inovadora de mobilidade sustentável com emissão zero e assegurar qualidade na conversão de veículos como equipamento original de fábrica, garantindo segurança, durabilidade e homologação.

Furgões como modelos experimentais

O processo de conversão começou em 2022, envolvendo os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Na etapa atual do programa de desenvolvimento, é feita a remoção do powertrain a combustão e instalado o kit de conversão e o conjunto de baterias, que se aloja no compartimento de carga para evitar adaptação da estrutura.

As especificações do novo conjunto motriz que será instalado nos modelos, como potência, torque e até mesmo o alcance, não foram divulgados.

Conheça o projeto que converte o Fiorino e o Partner Rapid em elétricos

Dados como potência e torque dos modelos não foram revelados (Foto: Divulgação/Stellantis)

As versões tradicionais dos furgões e vendidas ao público têm motorização 1.4 Fire EVO flex, que rende 86/84 cv de potência, com etanol e gasolina, respectivamente. O torque é de 12,5 kgfm com etanol e 11,8 kgfm com gasolina. Aliado ao conjunto motriz está a transmissão manual de cinco marchas.

Conforme o configurador das marcas, o Fiat Fiorino “tradicional” é ofertado em uma única versão, a Endurance, com preço inicial de R$ 110.990, enquanto o Peugeot Partner Rapid tem preço inicial de R$ 94.041 e conta com duas versões de acabamento.

Os testes destes carros elétricos serão em vias públicas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos. Para isso, será realizada uma coleta de dados para entender melhor o uso e ajustar os parâmetros, caso necessário.

A proposta é oferecer veículos elétricos acessíveis, destinados a profissionais com utilização urbana diária média de 100 quilômetros. Os futuros Fiorino e Partner Rapid elétricos serão disponibilizados a partir de abril para os clientes B2B (empresas) selecionados.

Conheça o projeto que converte o Fiorino e o Partner Rapid em elétricos

Furgões elétricos serão testados nas ruas a partir de abril (Foto: Divulgação/Stellantis)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA