Colecionadores celebram 1 ano da nova placa preta Mercosul; saiba como obter
Um ano após o lançamento da nova placa preta Mercosul, o Detran-PR comemora a marca com encontro de clássicos
Um ano após o lançamento da nova placa preta no padrão Mercosul no Paraná, o Departamento Estadual de Trânsito(Detran-PR) comemora a efeméride com um grande encontro de carros clássicos em Curitiba, neste sábado (14). A placa preta Mercosul foi idealizada após solicitação da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e de colecionadores à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Saiba mais sobre o evento e como obter a placa preta Mercosul
Será realizada uma homenagem aos 100 primeiros colecionadores que obtiveram a placa preta Mercosul no Paraná, neste sábado (14), a partir das 9h, na praça Nossa Senhora da Salette, localizada no Centro Cívico de Curitiba-PR. O encontro, além reunir os veículos homenageados, contará com a exposição de carros de coleção, música ao vivo e foodtrucks.
“Comemoraremos com êxito um ano dessa conquista tão importante para os donos de veículos antigos. O reconhecimento de que seus carros são originais é uma forma de manter viva a história de cada um. E a placa preta é a afirmação de que todo cuidado e zelo para mantê-los como quando saíram de fábrica está sendo certificado”, afirma o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado.
O Detran-PR promete realizar “um evento leve e descontraído, um dia para aproveitar com toda a família”. Estarão em exposição diversos veículos de coleção. “Teremos praça de alimentação e uma banda para animar ainda mais esse momento”, ressalta Furtado.
Como obter a placa preta Mercosul
Para mudar o status do veículo antigo para de colecionador, é preciso cumprir alguns requisitos:
- O veículo deve ter mais de 30 anos e possuir valor histórico próprio;
- Ter obtido, previamente, o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL) – os procedimentos podem ser consultados aqui;
- O carro precisa estar em condições de circular no trânsito.
Podem solicitar a placa preta o proprietário, o comprador do veículo ou seu representante legal, em alguma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou por intermédio de um despachante de trânsito.
Passo a passo para obter a placa preta Mercosul:
- Realizar a vistoria do veículo;
- Reunir a documentação exigida (veja abaixo);
- Protocolar a documentação e a solicitação no Detran;
- Pagar a guia com a taxa do Detran – o valor varia conforme o Estado;
- Procurar uma estampadora de placas credenciada.
Documentação exigida para pessoas físicas:
- Documento oficial com foto e CPF:
- Comprovante de endereço;
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e);
- Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido por instituição técnica licenciada (ITL), quando se tratar de veículo modificado;
- Comprovante de quitação dos débitos obrigatórios.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.