Demanda cresce e Audi emplaca mais de 100 mil veículos elétricos em 2022
As vendas de veículos elétricos da Audi subiram 44% no último ano e romperam a marca de 100 mil unidades; veja todos os números
A Audi vendeu no último ano mais de 1,6 milhão de veículos em todo o mundo em 2022. Desse total, mais de 100 mil automóveis são modelos elétricos. O resultado foi 44% superior na comparação com 2021. Veja os detalhes sobre os elétricos da Audi a seguir.
Elétricos da Audi superam mais de 100 mil unidades vendidas em 2022
Em 2022, a Audi vendeu mais de 1,6 milhão de veículos, resultado próximo ao nível do ano anterior, porém, com leve queda. Entre 2021 e 2022, o resultado foi negativo em 3,9% no total de vendas gerais, considerando todos os automóveis.
Porém, mesmo com uma queda no número de automóveis vendidos, o crescimento no mercado de carros elétricos foi positivo. No último ano, a Audi conseguiu aumentar significativamente as entregas de carros totalmente elétricos. Ao todo, a marca registrou um aumento de 44% no comparativo com o ano anterior. Foram 118.196 carros elétricos da Audi vendidos nos durante os doze meses de 2022.
De acordo com a Audi, os modelos mais procurados em seu portfólio de eletrificados foram o Audi Q4 e-tron, Audi e-tron GT quattro e o Audi e-tron.
Conforme anunciado pela marca das quatro argolas, um novo modelo será lançado em breve, o novo Audi Q8 e-tron. O veículo já recebeu muitas encomendas antes de seu lançamento, que está marcado para acontecer na primavera de 2023 no hemisfério norte, período entre março e junho.
É válido lembrar que, a partir de 2026, a Audi apresentará apenas carros totalmente elétricos no mercado global. Para isso, a empresa estima que em 2029 todas as suas fábricas sejam capazes de produzir ao menos um veículo totalmente elétrico.
Atualmente, duas fábricas, em Böllinger Höfe, na Alemanha, e Bruxelas, na Bélgica, já estão produzindo veículos totalmente elétricos. A partir do próximo ano, o Audi Q6 e-tron será o primeiro modelo totalmente elétrico lançado na linha de produção de Ingolstadt, também na Alemanha. A produção de veículos 100% elétricos iniciará gradualmente em Neckarsulm (Alemanha), San José Chiapa (México) e Györ (Hungria).
Os destaques nos demais segmentos
Juntamente com os modelos totalmente elétricos, o Audi A3 (+12,1%), Audi A4 (+8,0%) e Audi Q5 (+2,7%) também foram destaques de vendas em seus respectivos segmentos em 2022.
A divisão esportiva Audi Sport também registrou um significativo aumento de vendas no último ano. As entregas de 45.515 carros de alto desempenho representaram um novo recorde e um aumento de 15,6% sobre o resultado de 2021.
Vendas da Audi no Brasil caem
Conforme divulgado no relatório anual da marca, dos mais de 1,6 milhão de carros vendidos no mundo, 5.587 foram emplacados no Brasil. Porém, o resultado foi 10,5% menor em relação ao volume de vendas da marca por aqui em 2021, quando foram emplacados 6.244 automóveis da Audi em território nacional.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.