Renault Megane R.S. sai de linha com edição de despedida Ultime

O novo Megane R.S. Ultime é a edição de despedida do esportivo e marca o fim da divisão Renault Sport, que será extinta em 2023

Anunciada em maio de 2021, a extinção da divisão de esportivos Renault Sport (R.S.) ocorrerá oficialmente em 2023 – quando todos os projetos “apimentados” do grupo passarão a ser encabeçados pela marca Alpine. Para honrar o fim da linha, a fabricante anunciou o lançamento da série Ultime para o Renault Megane R.S., que deixará de ser fabricado neste ano. Veja os detalhes do modelo a seguir.

Megane R.S. Ultime marca o fim da divisão Renault Sport

Renault Megane R.S. Ultime 2023

Serão produzidas apenas 1.976 unidades do Renault Megane R.S. Ultime (Foto: Divulgação/Renault)

Faz pouco mais de um ano que os brasileiros deram adeus ao Renault Sandero R.S., que saiu de linha em dezembro de 2021 e encerrou um capítulo na história dos esportivos nacionais. Agora, pouco mais de um ano depois, a fabricante anuncia o fim de linha do Renault Megane R.S. na Europa, com a estreia da série limitada Ultime. 

Criada em 1976, a divisão de esportivos da Renault foi responsável pela criação de modelos icônicos, como o R5 Turbo e o Clio V6, além dos já citados Sandero R.S. e Megane R.S. Após quase 50 anos de história, a Renault Sport deixa de existir em 2023 e deixa seu legado aos cuidados da Alpine.

O Megane R.S. era o último modelo ainda disponível no portfólio da Renault Sport e terá o lote de despedida Ultime a partir do segundo trimestre deste ano. Ele substitui a versão regular do esportivo e terá mecânica da configuração R.S. Trophy. Como referência ao ano de criação da divisão, serão produzidas apenas 1.976 unidades do modelo.

No visual, o Renault Megane R.S. Ultime traz adesivos pretos inspirados no novo logotipo da Renault em diversas partes da carroceria, como teto, capô, portas, para-lamas e para-choque traseiro. O tom escurecido também foi aplicado às rodas (de 19 polegadas), grade, logotipos, retrovisores e maçanetas externas.

O hatch esportivo também traz para-lamas mais largos ( 60 mm extras na frente e 45 mm a mais na traseira), saídas de ar laterais, sistema de escapamento com saída central, antena do tipo barbatana de tubarão, faróis em LED R.S. Vision e difusor traseiro exclusivo.

Renault Megane R.S. Ultime 2023

Divisão Renault Sport será extinta em 2023 e dará lugar à Alpine (Foto: Divulgação/Renault)

Cabine traz itens exclusivos

Do lado de dentro, a edição de despedida do Megane R.S. recebe bancos Recaro com revestimento em alcantara, soleiras nas portas e placa de metal numerada no console. O item recebe a assinatura de Laurent Hurgon, piloto de testes e desenvolvimento do Mégane R.S. que é autor dos recordes do esportivo nos circuitos de Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps.

Entre os equipamentos de série, o Megane R.S. Ultime traz capa exclusiva para a chave presencial, central multimídia com tela de 9,3”, sistema de som Bose, quadro de instrumentos digital de 10”, controle de cruzeiro adaptativo e câmeras com visão 360°. Opcionalmente, o esportivo pode receber teto solar, head-up display e capa personalizada de proteção da carroceria.

Renault Megane R.S. Ultime 2023

Na cabine, esportivo recebe plaqueta numerada no console (Foto: Divulgação/Renault)

Mecânica é baseada no R.S. Trophy

A série Ultime é baseada no Megane R.S. Trophy. Com isso, o modelo traz motor 1.8 turbo de 300 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e 6 marchas, com tração integral e diferencial mecânico Torsen. 

Segundo dados de fábrica, o esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A primeira aparição pública da última edição do Megane R.S. está prevista para acontecer no Japão, durante o Salão de Tóquio, a partir de 13 de janeiro. O hatch está disponível nas cores preto Étoilé, branco Nacré, amarelo Sirius e laranja Tonic.

Renault Megane R.S. Ultime 2023

Modelo traz rodas e itens externos escurecidos (Foto: Divulgação/Renault)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gustavo de Sá
Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

ASSISTA AGORA