Veja quais foram os 10 SUVs mais vendidos do Brasil em 2022
Veja quais são os SUVs mais vendidos do Brasil em 2022. A lista conta com Chevrolet Tracker, VW Nivus e outros.
Dos 10 carros mais vendidos no último ano, 3 deles são SUVs. O segmento emplacou em 2022 mais de 690 mil unidades de automóveis no mercado brasileiro. Entre os destaques, estão os modelos Chevrolet Tracker e VW T-Cross. Confira a seguir o ranking com os 10 SUVs mais vendidos do Brasil em 2022.
Conheça os 10 SUVs mais vendidos em 2022
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves tiveram resultado 0,85% negativo em 2022, na comparação com o ano anterior.
Juntos, automóveis de passeio e comerciais leves emplacaram no último ano 1.957.699 unidades, enquanto em 2021 foram emplacados 1.974.402 veículos.
Se considerado apenas o segmento de automóveis (hatches, sedãs, SUVs, peruas, etc), o saldo é positivo em 1,2% em relação ao período de 2021, uma vez que, durante o último ano, foram 1.576.960 emplacamentos registrados – enquanto em 2021 foram emplacadas 1.557.908 unidades.
Dentro deste segmento está a categoria de SUVs, que emplacou, no último ano, 691.313 unidades. O resultado representa 35,3% de participação dos utilitários esportivos em relação ao total de veículos emplacados.
No entanto, entre os 10 carros mais vendidos em 2022, apenas três deles são SUVs: o Chevrolet Tracker, o Volkswagen T-Cross e o Jeep Compass, nessa ordem.
O Tracker foi o utilitário esportivo mais vendido no último ano. Durante os doze meses, ele registrou 70.806 unidades emplacadas, uma participação de mercado de 10,2% dentro da categoria.
A segunda posição fica por conta do VW T-Cross, com um total de 65.341 emplacamentos, e uma participação de 9,4% do total de vendas da categoria.
Durante alguns meses do ano, houve alternância entre o primeiro e o segundo lugar do ranking dos SUVs mais vendidos entre os dois veículos. Porém, ao final dos 12 meses, a diferença entre o primeiro e segundo colocado superior a 5,4 mil unidades.
Em terceiro lugar está o Jeep Compass, que em 2022 ganhou a adição da versão eletrificada, a 4xe. O modelo da marca norte-americana encerrou o ano com 63.564 emplacamentos e uma participação dentro da categoria de 9,2%.
O quarto lugar ficou para o Hyundai Creta. Em 2022, o SUV compacto conseguiu emplacar 62.651 unidades e ter uma participação de 9% no mercado de utilitários esportivos.
Na quinta posição dos SUVs mais vendidos do Brasil em 2022 está o Jeep Renegade. O SUV mais vendido do mercado brasileiro em 2021 terminou o último ano com 51.398 emplacamos, e uma participação de mercado na categoria de apenas 7,4%.
Para método de comparação, durante o ano inteiro de 2021 o SUV compacto da Jeep emplacou 73.913 unidades – o que revela uma queda de 22,5 mil unidades entre um período e outro.
De volta ao ranking, a sexta posição ficou com o Fiat Pulse. O primeiro SUV compacto da marca italiana no mercado brasileiro finalizou o seu primeiro ano completo com 50.522 unidades e uma participação dentro da categoria de 7,3%.
O SUV médio Toyota Corolla Cross fechou 2022 como o sétimo SUV mais vendido do país, após emplacar 42.506 unidades e ter uma participação de mercado de 6,1% no segmento.
A Volkswagen aparece pela segunda vez no ranking, em oitavo lugar, com o Nivus, que emplacou 39.463 unidades e teve uma participação de mercado de 5,7% na categoria de utilitários esportivos.
Por fim, o ranking dos SUVs mais vendidos do Brasil em 2022 é completado com o Nissan Kicks, que vendeu 38.983 unidades em 2022, e pelo Renault Duster, que fechou o ano com 22.355 unidades emplacadas. Os SUVs tiveram participação dentro da categoria de 5,6% e 3,3%, respectivamente.
Veja quais foram os 10 SUVs mais vendidos no último ano
- Chevrolet Tracker – 70.806
- VW T-Cross – 65.341
- Jeep Compass – 63.564
- Hyundai Creta – 62.651
- Jeep Renegade – 51.398
- Fiat Pulse – 50.522
- Toyota Corolla Cross – 42.506
- VW Nivus – 39.463
- Nissan Kicks – 38.983
- Renault Duster – 22.690
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.