Após 42 anos, este é o último VW Gol produzido no Brasil

Fim de um ciclo: o último VW Gol produzido no Brasil saiu da linha de montagem e recebeu homenagem dos funcionários da fábrica de Taubaté

A última unidade do VW Gol foi produzida no Brasil. O veículo saiu da linha de montagem da fábrica de Taubaté (SP) em 23 de dezembro, superando o marco de 8 milhões de unidades produzidas ao longo de 42 anos de história. Deste total, o hatch foi por 27 anos o carro mais vendido do mercado brasileiro. O VW Gol sai de linha esse ano e será substituído pelo Polo Track, que chega em fevereiro de 2023.

Último VW Gol já foi produzido

Funcionários da fábrica da VW em Taubaté “abraçam” o último Gol em forma de coração (Foto: Reprodução/Linkedin)

Último VW Gol produzido no Brasil deixa a linha de montagem de Taubaté

O fim do VW Gol já havia sido anunciado há algum tempo. No entanto, foi somente no dia 23 de dezembro, na última sexta-feira, que a última unidade do Gol foi produzida. Não há como negar o sucesso do veículo. Ao todo, foram 42 anos de produção ininterrupta no País.

Durante esse tempo, foram 8 milhões de unidades fabricadas, com exportação para 26 países. No mercado brasileiro, o Gol foi líder em vendas por 27 anos. O veículo se despediu do mercado nacional em grande estilo e ganhou a edição especial de despedida Last Edition.

No caso do último Gol produzido, a unidade era uma configuração básica do modelo 1.0 MPI, na cor cinza e com rodas de aço de 14″ (que tem preço de tabela de R$ 78.160). Além do Gol, no mesmo dia a fábrica de Taubaté encerrou a produção nacional do sedã Voyage, que também é um dos carros que saíram de linha em 2022.

Último VW Gol já foi produzido

Funcionários da VW em Taubaté fazem homenagem aos últimos Gol (à esquerda) e Voyage (à direita) produzidos (Foto: Reprodução/Linkedin)

Em seu perfil no Linkedin, o diretor industrial da fábrica da Volkswagen em Taubaté, Vilque Rojas, fez um post de despedida do hatch e celebrou junto aos funcionários da unidade o último VW Gol produzido no Brasil.

“Um ciclo de sucesso se fecha: após 42 anos, no dia 23 de dezembro produzimos o último Gol em Taubaté, um momento de alegria e comemoração. […] 8 milhões de veículos produzidos, exportado para 26 países, líder de mercado por vários anos, uma relação de paixão com toda uma geração. […] No próximo ano, a fábrica de Taubaté iniciará uma nova história de sucesso [com a] produção do Polo Track, tão importante e grandiosa quanto a do Gol”, escreveu o executivo.

Rojas ainda agradeceu a todos que, de alguma forma, colaboraram para que os 8 milhões de VW Gol fossem produzidos no Brasil.

VW Polo Track já está disponível para pré-reserva

O substituto direto do Gol tem nome e sobrenome: VW Polo Track. Aos interessados, o novo hatch de entrada da Volkswagen já pode ser reservado no site da marca, pelo preço de lançamento de R$ 79.990.

A unidades compradas durante a fase de pré-lançamento terão como itens de série os equipamentos do pacote Media Plus, que inclui sistema de som com Bluetooth, entrada USB, volante multifuncional, computador de bordo e antena de teto.

Sobre a motorização, Polo Track traz o já conhecido motor 1.0 MPI, de três cilindros, que rende 84/77 cv de potência e 10,3/9,6 kgfm de torque, com etanol e gasolina, respectivamente. Aliado ao motor está o câmbio manual de cinco marchas, mesmo conjunto motriz que equipava o último VW Gol produzido.

Volkswagen Polo Track 2023 2024

Track perde faróis em LED da linha Polo e pintura nos retrovisores e maçanetas para custar menos (Foto: Divulgação/VW)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA