Chevrolet Bolt passa por novo recall, com mais de 140 mil unidades afetadas

O Chevrolet Bolt passa por um novo recall por risco de incêndio; falha pode afetar mais de 140 mil unidades do monovolume elétrico

O Chevrolet Bolt, veículo elétrico da montadora de origem norte-americana, passa por nova campanha de recall. Desta vez, há risco de incêndio causado pelo exaustor do pré-tensionador do cinto de segurança (localizado na coluna B do veículo). Mais de 140 mil automóveis devem ser convocados na América do Norte para inspeção e possível reparo, se necessário.

Um novo capítulo das campanhas de recall do Chevrolet Bolt

O Chevrolet Bolt inicia uma nova fase em sua relação com os recalls. Cerca de 140 mil unidades do veículo elétrico devem ser convocadas

Falha envolvendo cinto de segurança do Bolt pode gerar risco de incêndio (Foto: Divulgação/GM)

O Chevrolet Bolt é um importante veículo dentro do portfólio de elétricos da General Motors. No entanto, o modelo também tem um histórico de sucessivas campanhas de recall nos últimos anos. E, ao que parece, a história acaba de ganhar um novo capítulo.

Agora, um novo risco de incêndio virou realidade. Só que, desta vez, o problema não tem nada a ver com o conjunto de baterias do elétrico, e sim, com o exaustor do pré-tensionador do cinto de segurança. Conforme anunciado pela marca na América do Norte, o equipamento tem chances de causar um incêndio no carpete que reveste a coluna B do veículo.

O caso foi descoberto por meio de um programa interno da GM, o “Speak Up For Safety” (Fale sobre a Segurança, em tradução livre). Nele, um relato vindo da Coreia do Sul, em setembro desse ano, informava que um Bolt 2018 pegou fogo no local indicado depois de um acidente.

Após o conhecimento da GM, a marca iniciou um novo chamamento de recall para modelos ano/modelo 2017 a 2023, comercializados na América do Norte, e fabricados entre 26 de julho de 2016 e 25 de outubro desse ano. Estima-se que mais de 140 mil unidades sejam convocadas, sendo que mais de 111 mil estão localizadas nos Estados Unidos.

É válido destacar que, para os os modelos fabricados após o período estipulado, o recall não será necessário, uma vez que o reparo passou a ser padrão de fabricação. No Brasil, a General Motors até o momento não anunciou novo recall do modelo por esta falha relacionada ao pré-tensionador do cinto de segurança.

Na América do Norte, a vistoria terá início a partir de 30 de janeiro de 2023 e, apesar do alto número de veículos convocados, a marca estima que apenas 1% deles realmente apresente o problema indicado.

Conforme informações da imprensa estadunidense, o reparo do defeito será feito através da instalação de uma placa de metal sobre o carpete da coluna B, para que dessa forma não haja contado com o exaustor do pré-tensionador do cinto. Em situações mais complicadas também será necessária a aplicação de uma espécie de cobertura para o exaustor.

O Chevrolet Bolt inicia uma nova fase em sua relação com os recalls. Cerca de 140 mil unidades do veículo elétrico devem ser convocadas

Interior do Chevrolet Bolt (Foto: Divulgação/GM)

Renovação do Bolt no Brasil atrasou devido a recall de baterias

A reestilização  do Chevrolet Bolt foi apresenta no mercado brasileiro em setembro desse ano, após sucessivos adiamentos devido a um recall global de baterias que atingiu mais de 140 mil exemplares do elétrico, bem como motivou a paralisação da produção do modelo.

O modelo reestilizado deveria ter chegado ao mercado brasileiro ainda em 2021. No recall envolvendo a bateria de tração, havia risco de incêndio no conjunto elétrico do veículo.

No Brasil, o Chevrolet Bolt é vendido com preços a partir de R$ 319 mil. Em 2023, o monovolume terá a companhia do SUV elétrico Bolt EUV, que já tem duas versões registradas no Brasil.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA