Porsche já produz combustível sintético para motores a combustão

Saiba TUDO sobre o novo combustível sintético da Porsche, que promete ser alternativa limpa à atual gasolina de origem fóssil

A produção de combustível sintético foi iniciada pela Porsche. A fábrica dedicada ao produto está localizada no Chile. Por lá, os chamados eFuels são desenvolvidos e podem ser considerados uma opção para a redução de poluentes. Com isso, os motores a combustão poderão ganhar uma “sobrevida” em plena era dos carros elétricos.

Combustível sintético da Porsche

Porsche inicia produção de combustível sintético (Foto: Divulgação/Porsche)

Produção do combustível sintético da Porsche já é realidade

Você já ouviu falar nos eFuels? Trata-se de um combustível sintético que pode ser um futuro substituto da tradicional gasolina, que tem origem fóssil. Uma das marcas que investem em pesquisa e desenvolvimento deste novo tipo de combustível é a Porsche.

A fabricante e os parceiros internacionais que trabalham com a empresa chilena Highly Innovative Fuels (HIF) iniciaram a produção industrial do combustível sintético na fábrica situada em Punta Arenas, no Chile. A unidade foi inaugurada de forma oficial nesta quarta-feira, 21 de dezembro.

Para marcar o início das atividades, um Porsche 911 foi abastecido com o eFuel. Ele é feito a partir de água e dióxido de carbono usando energia eólica e permite a operação quase neutra em CO2 dos motores a gasolina.

“A Porsche está comprometida com um caminho duplo: mobilidade elétrica e eFuels como tecnologia complementar. A utilização do combustível sintético reduz as emissões de CO2. Olhando para todo o setor de tráfego, a produção industrial de combustíveis sintéticos deve continuar avançando em todo o mundo”, afirma a integrante do Conselho Executivo de Compras da Porsche AG, Barbara Frenkel.

Nesta primeira fase, a capacidade de produção anual dos eFuels no Chile será de 130.000 litros. Inicialmente, o combustível será usado em projetos específicos, como o Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers.

Após a fase piloto, o primeiro dimensionamento levará o projeto no Chile a uma projeção de 55 milhões de litros por ano até meados da década. Cerca de dois anos depois, a capacidade deverá atingir 550 milhões de litros.

Conforme explica a Porsche, o sul do Chile oferece condições ideais para a produção de eFuels, com ventos que sopram cerca de 270 dias por ano e permitem que as turbinas eólicas operem em plena capacidade.

Combustível sintético da Porsche

Fábrica do combustível sintético da Porsche está localizada em Punta Arenas, no Chile (Foto: Divulgação/Porsche)

Punta Arenas também está localizada perto do Estreito de Magalhães. A partir do porto de Cabo Negro, o combustível sintético pode ser transportado como os combustíveis tradicionais para todo o mundo, e ser distribuído utilizando a infraestrutura existente.

Combustíveis sintéticos e eletromobilidade podem atuar em conjunto

A Porsche está trabalhando para atingir balanço neutro em CO2 em toda a cadeia de valor até 2030. Isso também inclui uma fase de uso neutro em CO2 para futuros modelos totalmente elétricos.

Os combustíveis sintéticos complementam a eletromobilidade e fazem parte da estratégia de sustentabilidade da fabricante de carros esportivos. A Porsche já investiu mais de 100 milhões de dólares no desenvolvimento e produção de combustível sintético. Além da unidade do Chile, a fabricante também possui plantas de produção de eFuels na Austrália e Estados Unidos.

“O potencial dos eFuels é enorme. Atualmente, existem mais de 1,3 bilhão de veículos com motores de combustão em todo o mundo. Muitos deles estarão nas estradas nas próximas décadas, e os eFuels oferecem aos proprietários de carros existentes uma alternativa quase neutra em carbono”, acrescenta o membro do Conselho Executivo de Desenvolvimento e Pesquisa da Porsche AG, Michael Steiner.

Fábrica da Porsche no Chile

Inicialmente, combustível só será usado em projetos especiais (Foto: Divulgação/Porsche)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA