IPVA mais caro de São Paulo em 2023 custa quase R$ 600 mil; veja números
Após a divulgação da tabela oficial pelo Governo Estadual, já sabemos qual carro tem o IPVA mais caro de São Paulo em 2023; saiba os valores
O calendário oficial com os prazos de vencimento do IPVA 2023 no Estado de São Paulo foi divulgado nesta terça-feira (20) junto aos valores de referência dos veículos seminovos e usados para cálculo do imposto. Em 2023, o IPVA mais caro de São Paulo sairá por quase R$ 600 mil. Descubra a seguir a qual veículo este montante pertence e veja outras curiosidades sobre os preços de carros na tabela do IPVA SP 2023.
Porsche 918 Spyder mantém título de IPVA mais caro de SP
Após mais um ano, os bolsos dos motoristas de São Paulo vão ficar mais apertados. Para 2023, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá reajuste médio de 10,77% no Estado. Este índice é a média de valorização dos veículos usados em 2022, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) encomendada pela Sefaz-SP para a definição dos valores do tributo.
Tomando por base apenas os automóveis, o índice médio de valorização em São Paulo para a base de cálculo do IPVA 2023 ficou em 9,36% na comparação com o ano anterior. Na prática, o proprietário do carro com o IPVA mais caro de São Paulo terá que desembolsar uma quantia ainda maior para quitar o tributo em 2023.
Pelo segundo ano consecutivo, o veículo detentor do título de IPVA mais caro de São Paulo é um Porsche 918 Spyder, fabricado em 2015, cujo valor de tabela atualizado é de R$ 14.448.039 – superando modelos de marcas como Ferrari, McLaren e Lamborghini. Portanto, de acordo com o governo do Estado de São Paulo, o proprietário do hiperesportivo deverá pagar o montante de R$ 577.921,56 pelo IPVA SP 2023.
Clique aqui e confira nosso guia completo sobre o IPVA SP 2023
O valor de tabela do Porsche 918 Spyder 2015 utilizado para o cálculo do IPVA 2023 mostra que o modelo valorizou acima da média entre os automóveis do Estado, com alta de 9,56% e acréscimo bruto de impressionantes R$ 1.206.709 à tabela – em 2022, o valor venal do hiperesportivo era de R$ 13.187.330.
Com o valor de tabela do Porsche 918 Spyder 2015, que tem o IPVA mais caro de São Paulo em 2023, seria possível comprar 217 unidades do Renault Kwid ou 214 exemplares do Fiat Mobi – que são os dois carros mais baratos do Brasil, com preços iniciais de R$ 66.590 e R$ 67.490, na ordem.
De acordo com a Sefaz-SP, apenas 2 unidades do Porsche 918 Spyder fabricadas em 2015 estão registradas no Estado de São Paulo. O hiperesportivo da marca alemã traz motorização híbrida plug-in, com a união entre um motor V8 a gasolina e 2 motores elétricos (um em cada eixo). Com potência combinada de incríveis 887 cv, o carro com o IPVA mais caro de São Paulo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos e chegar à velocidade máxima de 345 km/h.
Veja outros carros com os maiores valores do IPVA SP 2023
Não é só o Porsche 918 Spyder que impressiona pelo IPVA mais caro de São Paulo. Outros veículos de luxo e até caminhões modernos também trazem valor de tabela milionário e terão cifras expressivas para o pagamento do imposto em 2023. Confira alguns exemplos a seguir.
Maior valor do IPVA SP 2023 na categoria Camioneta/Utilitário (SUV)
- Veículo: Rolls-Royce Cullinan
- Ano de fabricação: 2022
- Frota em São Paulo: 2 unidades
- Valor de mercado em setembro/2022 (Fipe): R$ 6.196.617
- Valor do IPVA SP 2023: R$ 247.864,68
Maior valor do IPVA SP 2023 na categoria Caminhão
- Veículo: VW/17.330 Mitren Bomb.
- Ano de fabricação: 2021
- Frota em São Paulo: 1 unidade
- Valor de mercado em setembro/2022 (Fipe): R$ 1.575.723
- Valor do IPVA SP 2023: R$ 23.635,85
Maior valor do IPVA SP 2023 na categoria Ônibus/Micro-ônibus
- Veículo: BYD D11B Attivi Express
- Ano de fabricação: 2021
- Frota em São Paulo: 3 unidades
- Valor de mercado em setembro/2022 (Fipe): R$ 1.798.422
- Valor do IPVA SP 2023: R$ 35.968,44
Maior valor do IPVA SP 2023 na categoria Moto
- Veículo: Ducati 1299 Superleggera
- Ano de fabricação: 2017
- Frota em São Paulo: 1 unidade
- Valor de mercado em setembro/2022 (Fipe): R$ 441.430
- Valor do IPVA SP 2023: R$ 8.828,60
Saiba quais veículos têm os menores valores do IPVA SP 2023
Além dos veículos com o IPVA mais caro de São Paulo, a Secretaria Estadual da Fazenda revelou, como curiosidade, a lista de veículos com o menor valor de IPVA em São Paulo para 2023. A lista é dividida em 5 categorias: Automóvel, Camioneta/Utilitário, Caminhão, Ônibus/Micro-Ônibus e Moto. Veja a seguir:
Menor valor do IPVA SP 2023 na categoria Automóvel
- Veículo: modelo de fabricação própria, artesanal
- Ano de fabricação: 2004
- Frota em São Paulo: 1 unidade
- Valor de mercado em setembro/2022 (Fipe): R$ 1.355
- Valor do IPVA SP 2023: R$ 54,20
Menor valor do IPVA SP 2023 na categoria Camioneta/Utilitário
- Veículo: modelo de fabricação própria, artesanal (Tokuji)
- Ano de fabricação: 2004
- Frota em São Paulo: 1 unidade
- Valor de mercado em setembro/2022 (Fipe): R$ 3.608
- Valor do IPVA SP 2023: R$ 144,32
Menor valor do IPVA SP 2023 na categoria Caminhão
- Veículo: Kia Besta SV Grand
- Ano de fabricação: 2004
- Frota em São Paulo: 18 unidades
- Valor de mercado em setembro/2022 (Fipe): R$ 22.113
- Valor do IPVA SP 2023: R$ 331,70
Menor valor do IPVA SP 2023 na categoria Ônibus/Micro-Ônibus
- Veículo: Jimbei Haise SY6480 AD
- Ano de fabricação: 2007
- Frota em São Paulo: 3 unidades
- Valor de mercado em setembro/2022 (Fipe): R$ 11.882
- Valor do IPVA SP 2023: R$ 237,64
Menor valor do IPVA SP 2023 na categoria Moto
- Veículo: modelo de fabricação própria, protótipo
- Ano de fabricação: 2003
- Frota em São Paulo: 17 unidades
- Valor de mercado em setembro/2022 (Fipe): R$ 962,00
- Valor do IPVA SP 2023: R$ 19,24
Curtiu este conteúdo do Garagem 360 com os carros que têm o IPVA mais caro de São Paulo em 2023? Deixe sua opinião nos comentários! E se você é dono de carro, moto ou caminhão, fique atento às novidades do IPVA 2023 aqui no site.
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.