Stellantis vai produzir 1 milhão de carros elétricos por ano a partir de 2024
A Stellantis anunciou a ampliação da produção dos novos motores M3 para carros elétricos; meta da empresa é zerar emissões até 2030
A Stellantis anunciou a ampliação da produção dos novos motores para carros elétricos M3, resultado da formalização de uma joint-venture com a Emotors, em sua fábrica na região de Trémery, em Lorraine, na França. Com capacidade de produção prevista para atingir mais de 1 milhão de motores elétricos por ano até 2024, a fábrica será fundamental para a Stellantis alcançar sua meta de 100% do mix de vendas de veículos elétricos movidos a bateria (BEVs) na Europa até 2030.
Saiba mais sobre a meta de produção de carros elétricos da Stellantis
A Stellantis desenvolveu um plano estratégico, denominado Dare Forward 2030, para alcançar emissões zero de carbono em seus produtos no final desta década.
“Controlar a cadeia de valor na área da eletrificação, garantirá nossa independência tecnológica no contexto de crises econômicas e geopolíticas, enquanto reduz o impacto dessa mudança drástica para fábricas e funcionários, principalmente na França, onde somos e continuaremos a ser, sem dúvida, o líder comercial e industrial”, afirma o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
A partir de janeiro de 2023, os novos modelos DS 3 E-Tense, Peugeot e-208, Jeep Avenger e Opel Mokka elétricos se beneficiarão do motor elétrico M3 de alta eficiência, com 156 cv de potência (115 kW) e 26,5 kgfm de torque.
Juntamente com uma nova bateria, o novo motor elétrico é um importante facilitador para melhorar a eficiência dos veículos, proporcionando uma autonomia de mais de 400 km. O M3 será instalado nas novas gerações de vários veículos da marca Stellantis – como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën – à medida em que forem lançados.
Segundo a Stellantis, a fábrica de Trémery, que foi o maior centro de produção de motores diesel do mundo até 2014, está empenhada na transição energética desde 2018, com o apoio dos parceiros de entidades sociais e Instituições locais. “Por mais de um ano, a fábrica tem ministrado 6.000 horas de treinamento aos seus funcionários. Nacionalmente, a Academia de Eletrificação da empresa ajudou a treinar 15.000 funcionários franceses”, afirma a empresa.
Stellantis na França
Com 12 fábricas localizadas no coração de sete regiões francesas, a Stellantis terá uma capacidade de produção de 1 milhão de veículos até 2024. Nos últimos quatro anos, a companhia investiu € 2 bilhões (R$ 11 bilhões) em suas instalações de produção.
A Stellantis produzirá 12 veículos elétricos na França, distribuídos da seguinte forma:
- Mulhouse – Peugeot e-308 sedan, e-308 SW e e-408;
- Sochaux – Peugeot e-3008 e e-5008;
- Rennes – futuro SUV elétrico da Citroën;
- Poissy – novo DS 3 E-Tense e Opel Mokka elétrico;
- Hordain – Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel e Vauxhall Vivaro-e, Fiat e-Scudo, além do Toyota Proace Elétrico.
As linhas de montagem usarão os principais componentes elétricos fabricados na França em unidades localizadas em Caen, Charleville, Douvrin, Metz, Mulhouse, Sept-Fons, Trémery e Valenciennes.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.