Motoristas poderão ter direito de escolher oficina ao acionar seguro auto

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que assegura o direito de escolher oficina ao acionar o seguro do carro; entenda

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 497/19, do deputado Rafael Motta (PSB-RN), que assegura ao consumidor com apólice de seguro o direito de escolher oficina para reparos em caso de sinistro com veículo. O descumprimento pode levar a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

O relator do PL, o deputado Delegado Antônio Furtado (União-RJ), recomendou a aprovação da proposta. “A iniciativa inova positivamente em favor da parte vulnerável nas contratações de seguros, prestigiando o direito de escolha do consumidor e reforçando o dever de informar das seguradoras”, disse.

O que diz o projeto que dá o direito de escolher oficina ao acionar o seguro

carro usado

Projeto de lei proíbe que seguradora restrinja o direito de escolha do segurado (Foto: Pixabay)

Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros), desde que o estabelecimento esteja legalmente constituído como empresa. A possibilidade de escolha deve ser informada pela seguradora ao portador da apólice no momento da comunicação do sinistro.

O valor do reparo, no entanto, deve respeitar os orçamentos médios aplicados a serviços similares e só será pago mediante a comprovação da legalidade das peças de reposição utilizadas. 

Ainda segundo a proposta, o direito de escolha se estende ao terceiro envolvido no sinistro. Em não havendo consenso entre o terceiro e o segurado, a seguradora deverá respeitar a escolha de cada um para o reparo de seus veículos, separadamente.

O texto também proíbe as seguradoras de criar qualquer obstáculo ou impor tratamento diferenciado em razão do exercício de livre escolha pelo segurado ou pelo terceiro envolvido, “ficando vedada a imposição de qualquer tipo de relação de oficinas que limite o direito de escolha do segurado ou do terceiro como condição para o conserto do veículo”. Veja aqui dicas de como contratar ou renovar o seguro auto.

Tramitação ainda prossegue na Câmara

Motoristas poderão ter direito de escolher oficina ao acionar seguro do carro

O relator do projeto de lei, deputado Delegado Antônio Furtado (Foto: Agência Câmara)

A proposta tramita em caráter conclusivo e será ainda analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA