Série especial comemora os 70 anos da simpática Vespa

Para celebrar a data, três versões do ícone italiano estão sendo apresentadas no Salão de Motos de Milão

O Gruppo Piaggio aproveitou o Salão de Motos de Milão, o EICMA 2015, na Itália, para dar início às comemorações de 70 anos de um ícone italiano: a Vespa. Lançada em 1946, a pequena scooter se tornou um símbolo de mobilidade e do estilo de vida italiano.

|Foto:  Vinicius Casagrande/Garagem 360

Vespa faz 70 anos e ganha série especial |Foto: Vinicius Casagrande/Garagem 360

Para marcar a data, a montadora apresenta no evento uma série de edições especiais chamadas de Vespa 70. Fazem parte da linha comemorativa os modelos Primavera, GTS e PX. Todas elas serão lançadas na cor azul metálico, com um toque bastante vintage, e trarão um símbolo comemorativo na parte interna. O revestimento do banco e das manetes será em couro marrom.

Quem comprar uma Vespa da série especial também ganha uma bolsa de viagem confeccionada com o mesmo couro do assento. O lançamento da linha durante o Salão de Milão é apenas o primeiro passo das comemorações dos 70 anos. Presente no coração dos italianos e no imaginário do resto do mundo, a marca continua cada vez mais forte. Nos últimos dez anos, foram mais de 1,5 milhão de unidades vendidas. A previsão é fechar 2016 com 166 mil scooters entregues.

Modelos comemorativos

O modelo PX é o mais clássico de todos. Na versão comemorativa, mantém o estilo inconfundível das antigas Vespas, mas agora com conforto superior. Apesar do tamanho compacto, ela tem posição agradável de pilotagem e é ideal para deslocamentos curtos dentro da cidade. A pequena é equipada com um motor monocilíndrico dois tempos de 123 cc com potência de 6,5 cv a 6.000 rpm e torque de 0,96 kgfm a 4.250 rpm.

Já a Vespa Primavera 70 é a mais versátil da linha. Com porte um pouco mais robusto, estará disponível com duas opções de motorização: um monocilíndrico quatro tempos com quatro válvulas e 49 cc e outro monocilíndrico quatro tempos com três válvulas, 155 cc, potência de 10,7 cv a 7.700 rpm e torque de 1,06 kgfm a 6.000 rpm.

Por fim há a GTS 70, a mais moderna das três. Além de mais força em virtude do monocilíndrico quatro tempo de quatro válvulas e injeção eletrônica, de 278 cc, potência de 22 cv a 7.500 rpm e torque de 2,2 kgfm a 5.000 rpm, ela é a única com freios ABS de série.

Vinícius Casagrande
Escrito por

Vinícius Casagrande

ASSISTA AGORA