500e Abarth é o 1º esportivo elétrico da marca e virá ao Brasil
A Stellantis acaba de revelar o novo 500e Abarth, primeiro elétrico da marca de esportivos italiana; modelo está confirmado para o Brasil
A Stellantis acaba de revelar, na Europa, o novo 500e Abarth. Primeiro carro 100% elétrico da marca de esportivos baseados em modelos Fiat, o subcompacto ‘apimentado’ está confirmado para o Brasil. Saiba os detalhes a seguir.
100% elétrico, 500e Abarth promete melhor desempenho que versão a gasolina
Se no Brasil o 500 Abarth com motor a combustão já saiu de linha há alguns anos, na Europa o modelo ainda é oferecido com motor 1.4 turbo. Com o novo 500e Abarth, a marca promete que o elétrico irá entregar melhor desempenho do que a versão movida a gasolina.
Os principais motivos para isso, segundo a Stellantis, são a melhor distribuição de peso, o maior torque do motor elétrico e a maior distância entre eixos – uma vez que o 500 elétrico é construído a partir de uma plataforma exclusiva.
Aumento de potência para o 500e Abarth
Na mecânica, o 500e Abarth traz motor elétrico de 155 cv de potência (o equivalente a 113 kW) e 24 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o Fiat 500e à venda no Brasil produz 118 cv (87 kW) e 22,4 kgfm. A transmissão possui caixa de engrenagens com única relação de marcha.
Apesar do ganho de 37 cv, o esportivo elétrico ainda fica atrás em potência do 500 Abarth a combustão, que é vendido na Europa em duas versões com motor 1.4 turbo: Abarth 595 (165 cv) e Abarth 695 (180 cv).
Segundo dados de fábrica, o conjunto do novo 500e Abarth é capaz de fazer o esportivo subcompacto acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos – 2 segundos a menos que o 500 elétrico “convencional”.
Em relação à configuração Abarth 595, com motor a gasolina, o elétrico é 0,3 segundo mais rápido na mesma prova. No modelo movido a bateria, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 155 km/h – 5 km/h a mais que o Fiat 500e.
Recarga de 80% da bateria em 35 minutos
A bateria de íons de lítio do 500e Abarth possui 42 kWh de capacidade, a mesma das versões regulares do 500 elétrico. A marca não oficializou a autonomia, que, pelo ganho em potência e torque, deve ser menor que os 320 km de alcance do 500e.
De acordo com a Abarth, o esportivo elétrico traz sistema de carregamento rápido de 85 kW. Em carregadores com esta capacidade, é possível acumular o equivalente de 40 km de autonomia em 5 minutos, segundo a fabricante. Para alcançar o nível de 80% da bateria, são necessários 35 minutos de recarga.
O 500 elétrico preparado pela Abarth traz três modos de condução (Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track), que podem até mesmo limitar a potência máxima a fim de preservar a autonomia com uma carga da bateria.
Mudanças no visual
O primeiro carro elétrico da Abarth traz mudanças no estilo, como manda a tradição da marca. O subcompacto recebe para-choque exclusivo na dianteira, assim como saias laterais, novas rodas de 18” (pneus 205/40R18) e retrovisores na cor cinza titânio.
O logotipo da Fiat foi substituído pelo tradicional logo do escorpião no capô, nas calotinhas centrais das rodas e no painel lateral. Na grade, tampa traseira e base das portas, o nome Abarth é destacado por extenso – como na traseira do Pulse Abarth nacional.
Do lado de dentro, o novo 500e Abarth 2023 recebe volante exclusivo com revestimento parcial em alcantara, mesmo material usado em parte do painel. Completam as mudanças os pedais esportivos, a cor escurecida do revestimento do teto e os novos bancos com detalhes em azul.
O quadro de instrumentos é totalmente digital (com tela de 7”) e traz grafismos exclusivos no modelo esportivo, enquanto a central multimídia mantém a tela horizontal flutuante de 10,2” e espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay.
Elétrico com som de carro a combustão
Uma das ousadias da Stellantis com o 500e Abarth foi a criação de um sistema chamado de “gerador de som”, que promete simular o “ronco” tradicional de um motor a combustão ao acelerar o elétrico.
A funcionalidade acompanha o desempenho do motor elétrico, reproduzindo o som de um motor a gasolina da Abarth. Segundo a marca, o sistema pode ser ativado ou desativado quando o motorista quiser, até mesmo com o carro parado (para acelerar em “ponto morto”). Como padrão, alguns sons na cabine simulam um “dedilhado de guitarra” ao ultrapassar os 20 km/h.
Elétrico da Abarth está confirmado para o Brasil
O Pulse Abarth chegou este mês ao Brasil, marcando o retorno da marca do escorpião. Para 2023, a gama deverá crescer com a chegada do novo 500e Abarth e do inédito Fastback Abarth.
Quem confirma a chegada do 500e Abarth ao Brasil é o CEO global das marcas Fiat e Abarth, Olivier Francois:
“Estamos apresentando simultaneamente o primeiro Abarth elétrico na Europa, baseado no novo 500e, e também lançando a marca no Brasil com a chegada do Pulse Abarth. Tudo isso alimentará nossa mudança de marcha para uma presença mais global: o Pulse Abarth no Brasil é a fase 1, então veremos a fase 2 quando o Novo 500e Abarth chegar a mercados além da Europa, incluindo Japão e Brasil”, afirmou o executivo no lançamento do subcompacto esportivo.
O novo 500e Abarth terá pré-venda em lote limitado na Europa e ainda não teve os preços anunciados. O esportivo será vendido nas carrocerias hatch (2 portas) e cabrio (conversível).
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.