Porsche 911 Dakar tem lote limitado e chega ao Brasil ainda esse ano
Você já imaginou um cupê esportivo totalmente preparado para o off-road? Essa é a proposta do novo Porsche 911 Dakar; conheça a novidade
O Porsche 911 Dakar é um esportivo com aptidão para enfrentar o fora de estrada e que está confirmado para o Brasil. O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles e tem produção limitada a 2,5 mil unidades.
Porsche 911 Dakar terá pré-venda no Brasil ainda em 2022
A Porsche acaba de realizar a estreia mundial do novo Porsche 911 Dakar, no Salão do Automóvel de Los Angeles, que abre ao público de 18 a 27 de novembro deste ano. O modelo, limitado a 2.500 unidades em todo o mundo, terá pré-venda anunciada no Brasil ainda este ano. No entanto, os preços ainda não foram divulgados.
O primeiro detalhe do Porsche 911 Dakar é sua altura livre do solo, 50 milímetros mais alta que a de um 911 Carrera com suspensão esportiva. E o sistema de elevação, item de série, pode subir a dianteira e a traseira em mais 30 milímetros.
O sistema de elevação não é utilizado apenas para cruzar obstáculos em baixas velocidades, mas é também um componente essencial do chassi do esportivo com jeito de SUV. A configuração de “nível alto” possibilita aventuras fora de estrada em velocidades de até 170 km/h. Acima desta velocidade, por segurança, o carro abaixa automaticamente a suspensão para o nível normal.
Para complementar os atributos esportivos off-road do cupê, ele possui pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus de 19” na dianteira e de 20” na traseira. Os sulcos da banda de rodagem têm nove milímetros de profundidade, enquanto as paredes laterais dos pneus são reforçadas para tornar o veículo apto para circular em diferentes tipos de terreno.
Potência para o off-road
O Porsche 911 Dakar traz motor 3.0 biturbo, de seis cilindros, que rende 480 cv de potência e torque máximo de 58,1 kgfm. O carro esportivo com ‘pegada’ off-road chega aos 100 km/h em 3,4 segundos. Devido ao uso de pneus para todos os terrenos, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h.
O modelo é equipado com a transmissão PDK de oito marchas e tração integral Porsche. Os itens de série também incluem eixo traseiro direcional, coxins vindos do 911 GT3 e sistema de estabilização anti-rolagem PDCC (Porsche Dynamic Chassi Control).
O nível de desempenho fora de estrada também é assegurado pelos dois novos modos de condução, que podem ser acionados através de um seletor no volante. O modo Rallye é ideal para superfícies soltas e irregulares e apresenta tração total, com foco na traseira.
Já no modo off-road, a altura livre do solo elevada é ativada automaticamente. Este modo foi projetado para máxima tração em terrenos difíceis e na areia. Ambos os novos modos de condução apresentam também o novo Rallye Launch Control, que permite uma aceleração em superfícies lisas e deslizamento das rodas de cerca de 20%.
Itens que deixam o cupê ainda mais off-road
Outras características do 911 Dakar incluem o novo spoiler traseiro feito de plástico reforçado com fibra de carbono, assim como a tampa do porta-malas. Há também detalhes de off-road, como as alças de reboque de alumínio em vermelho na dianteira e na traseira, as caixas e saias das rodas alargadas e os elementos de proteção de aço inoxidável nas saias dianteiras, traseiras e laterais.
As entradas de ar laterais, na dianteira remodelada, também são protegidas com grades de aço inoxidável contra pedras que possam atingi-las.
O teto do Porsche 911 Dakar possui uma tomada de 12 volts para os faróis do bagageiro de teto opcional. Com capacidade para 42 quilos, o rack pode acomodar equipamentos de Rally, como galões de combustível e água, pás dobráveis e pranchas para tração. Também é disponibilizada como acessório original uma barraca de teto para o 911 Dakar.
Interior preserva a identidade esportiva
No interior, o 911 Dakar reforça sua identidade esportiva com bancos concha de série e a remoção dos bancos traseiros. Os vidros leves e a bateria leve reduzem ainda mais seu peso, permitindo que o Porsche 911 Dakar pese 1.605 kg em ordem de marcha, apenas 10 kg a mais que um 911 Carrera 4 GTS com PDK.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.