BYD Yuan Plus: SUV elétrico estreia no Brasil com preço de híbrido; conheça
O BYD Yuan Plus é o 5º automóvel da fabricante chinesa a ser vendido no Brasil; saiba o preço, autonomia e tudo sobre o SUV elétrico
Em um único dia o portfólio da BYD no mercado brasileiro ganhou dois novos integrantes. Além do SUV híbrido Song Plus, a marca revelou o SUV 100% elétrico BYD Yuan Plus EV. O modelo tem preço inicial de R$ 269.690 e autonomia de 480 km.
BYD Yuan Plus já está à venda no Brasil
A gigante chinesa é uma marca recente no Brasil no segmento de automóveis. Até o dia 15 de novembro, seu portfólio era composto por apenas três modelos, todos elétricos: o SUV Tan EV, o sedã Han EV e o monovolume D1. Na quarta-feira (16), a marca apresentou ao público o quarto modelo do portfólio, o novo BYD Song Plus, primeiro veículo híbrido da montadora disponível no mercado nacional.
No entanto, a fabricante de origem chinesa, que possuía algumas cartas na manga, também lançou em conjunto com o híbrido um inédito SUV elétrico, o Yuan Plus. Trata-se do quinto modelo da marca à venda no mercado brasileiro. A novidade chega em versão única, em dezembro, por exatamente o mesmo preço do híbrido Song Plus: R$ 269.990.
O alcance do BYD Yuan Plus EV
O novo SUV da BYD disponível no Brasil é desenvolvido sobre a plataforma e-Platform 3.0 e é equipado com a bateria BYD Blade, de 60 kWh, que garante autonomia de até 480 km. De acordo com a marca, o veículo pode ser recarregado em até 1h30 em estações de carga rápida.
O bom alcance pode ser comparado com carros elétricos de marcas mais tradicionais à venda no país, como o Volvo XC40 Recharge Pure Electric, que possui alcance de 424 km, e com o recém-saído do forno, o Peugeot e-2008, que tem autonomia de até 345 km.
A configuração do novo Yuan Plus EV que será comercializada na região rende 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Esse conjunto faz o veículo atingir os 100 km/h em 7,3 segundos. E, ao todo, o condutor possui três modos de condução disponíveis: normal Eco e Sport.
Dimensões de SUV médio
Além de números atrativos em termos de autonomia, o carro também chega para se destacar no tamanho. São 4,45 metros de comprimento, 1,61 metro de altura, 1,87 metro de altura e a distância entre eixos é de 2,72 metros. Já as rodas são de 18” em dois tons.
Design do BYD Yuan Plus EV segue as tendências da marca
Assim como já visto no Tan, e até mesmo no Song Plus, o Yuan EV possui um design inspirado no dragão chinês. A parte frontal ganha destaque através dos faróis Full Led com DRL integrados. Um filete em LED une as duas peças, tornando-as em único conjunto.
O propulsor 100% elétrico pode ser identificado logo de cara, uma vez que a grade frontal é toda fechada – já que não há a necessidade de resfriamento de um motor a combustão.
Além disso, linhas por todo o veículo expressam a robustez e dinamismo do novo SUV chinês.
Outros destaques ficam por conta dos retrovisores externos da cor da carroceria e com repetidor de seta integrados, o rack de teto, spoiler acima da tampa do porta-malas e as lanternas também em led e unificadas em uma única peça.
Interior tem identidade própria
Se do lado de fora o veículo se assemelha aos seus irmãos, por dentro ele já possui uma identidade própria.
Ele possui central multimídia de 12,8” giratória, e um painel de instrumentos mais simples e minimalista. O modelo também conta com volante multifuncional com acabamento em couro e costuras em vermelho aparente, saídas de ar verticais, e os alto falantes posicionais nas portas frontais possuem uma espécie de cordas tensionadas.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.