Porsche 911 da geração 996 completa 25 anos; relembre a história icônica
Há 25 anos, a geração do Porsche 911 com o codinome interno 996 estreou na Europa; veja os destaques do icônico modelo
Há exatos 25 anos, a geração do Porsche 911 com o codinome interno 996 estreou no International Motor Show (IAA) 1997 em Frankfurt, na Alemanha – um dos principais eventos mundiais da indústria automotiva. Com exceção do design icônico do 911 fortemente modificado e do conceito de tração traseira, tudo era novo. Ele usava refrigeração a água e um conceito inovador de compartilhamento de peças com o Porsche Boxster da geração 986.
O que permaneceu inalterado foi o princípio boxer do motor de seis cilindros. O que era novo era a disposição dos engenheiros e projetistas de virar tudo de cabeça para baixo.
Relembre a história do Porsche 911 da geração 996
“Era hora de romper com velhos hábitos”, diz hoje August Achleitne. De 1989 a 2000, ele atuou na Porsche como chefe de ‘Planejamento de produto técnico, conceitos e pacotes de veículos, incluindo projetos especiais’ e, nessa posição, foi o chefe estratégico do conceito geral do modelo 996.
“A Porsche precisava de um carro em um segmento de menor preço, para ajudar a gerar um maior volume de vendas. Então isso levou à ideia do Boxster e do 996 compartilhando peças”, afirma.
Não havia dúvida de que o novo 911 tinha que se parecer com um legítimo 911 – mas qual motor seria instalado na parte traseira não estava claro inicialmente.
“Fizemos experiências com o motor porque os designs de duas válvulas por cilindro refrigerados a ar estavam no fim da estrada, tecnologicamente em termos de emissões e potência”, explica Achleitne.
“E os boxers de quatro válvulas refrigerados a ar não funcionaram devido a vários pontos de acesso que não conseguimos controlar. Em 1989, um V8 compacto chegou a ser instalado na traseira em caráter experimental, mas essa ideia também foi descartada”, afirma o antigo chefe. Foi isso levou aos motores boxer de quatro válvulas refrigerados a água.
O conceito de peças correspondentes
A aparência do modelo geração 996 estava sob a direção do designer-chefe na década de 1990, Harm Lagaaij. Ele ainda lembra como ficou surpreso com a estratégia, única na indústria automotiva na época, de construir um roadster de motor central e um coupé de motor traseiro identicamente da frente até o pilar B.
“A tarefa foi um grande desafio. Mas nós o dominamos projetando primeiro várias peças correspondentes do Boxster 996 ”, diz. Devido a limitações de tempo, os projetistas tiveram de trabalhar diretamente em modelos de escala 1:1. Para reunir tudo dentro do cronograma, a Porsche reuniu uma multidão de especialistas, aumentando a equipe de Lagaaij para 80 membros.
O fato de os dois modelos terem a aparência do carro-conceito Boxster apresentado no Detroit Motor Show em 1993 deveu-se ao sucesso de sua estreia. O carro-conceito Boxster emocionou as multidões e foi eleito o ‘Best of Show’.
“Eu soube imediatamente que a frente do show car também se encaixaria no 996”, diz Lagaaij. “O que as pessoas esquecem é que estávamos trabalhando nas três versões – 996, 986 e o carro-conceito – ao mesmo tempo. Caso contrário, levaria muito tempo até que o público ouvisse sobre os carros.”
O designer-chefe estava ciente do risco de misturar os modelos 996, 911 e 986 Boxster, mas outras preocupações eram mais prementes: “A pressão e o imperativo de salvar a empresa eram a principal prioridade”.
O novo conceito de compartilhamento de peças afetou todos os departamentos envolvidos no desenvolvimento – da suspensão à parte elétrica, da carroceria ao acabamento em geral. “O programa previa que venderíamos um total de pelo menos 30.000 unidades de ambos os veículos com um bom retorno sobre o investimento”, diz Achleitner.
Essa também foi a razão pela qual o Boxster foi lançado em 1996 – um ano antes do Porsche 911 996, apresentado em 1997. E o plano funcionou: mais de 30.000 exemplares da geração 996 do 911 foram vendidos anualmente, com vendas totais oscilando entre 50.000 e 60.000 unidades.
Internamente, segundo a marca, nunca houve qualquer crítica ao conceito ou ao design. Mas na imprensa internacional, a forma e o efeito das unidades de farol, com seus indicadores/piscas integrados, foram duramente criticados depois de alguns meses.
Foi uma surpresa para os designers, visto que o estilo havia sido amplamente elogiado no carro-conceito Boxster não muito antes. “O design era totalmente único: cinco funções em um único módulo que não era caro e podia ser instalado em minutos na linha de montagem”, explica Lagaaij.
O Porsche 911 Cabriolet
Em abril de 1998, a versão Cabriolet juntou-se à Coupé – com uma capota totalmente elétrica que subia ou descia em 20 segundos. Quando retraída, desaparecia sob uma placa de cobertura de metal. Cerca de seis meses depois, a Porsche adicionou à dupla um 911 Carrera 4 com tração nas quatro rodas nas versões Coupé e Cabriolet – cada uma usando a carroceria do 911 básico.
O 911 Turbo com tração nas rodas, que foi oferecido a partir de janeiro de 2000 com um motor biturbo de 420 cv, fazia parte do planejamento do produto desde o início. Achleitner relembra:
“No projeto do 996, fizemos o túnel de transmissão suficientemente grande para que um sistema de tração nas quatro rodas pudesse caber nele. Isso exigiu algumas concessões: devido ao plano de compartilhamento de peças, o Boxster também tinha esse mesmo detalhe, embora nunca estivesse disponível com tração nas quatro rodas”.
Enquanto os modelos Turbo e Carrera 4 foram pré-planejados, o 911 GT3 lançado em maio de 1999, por outro lado, surgiu quase por acaso: devido às mudanças nos regulamentos do automobilismo, a Porsche desenvolveu uma versão do 360 PS homologada para estrada, que surgiu como o sucessor do 911 Carrera RS.
“O sucesso comercial e o número de unidades não foram grandes no início”, admite Achleitner. “E, no entanto, o 911 GT3 marcou o início do estabelecimento de uma marca independente – porque com o 911 GT3 da geração 996, estabelecemos uma clara diferença entre um 911 cotidiano e um carro de estrada inspirado no automobilismo.”
Seguiu-se em janeiro de 2001 o 911 GT2 baseado no 911 Turbo com motor boxer de 3,6 litros e 462 cv – o primeiro modelo a apresentar freios de cerâmica de série.
A geração 996 foi retrabalhada no ano modelo de 2002. A cilindrada subiu para 3.596 cc e a potência foi aumentada para 320 cv. O 911 Targa e o 911 Carrera 4S Coupé com a carroceria mais larga do 911 Turbo se juntaram à família. A versão 4S aberta veio em 2003.
Para o ano modelo de 2004, a Porsche também ofereceu uma versão Cabriolet do Turbo e – como um dos vários modelos especiais – o 911 Carrera Coupé ’40 Anos do Porsche 911′ com 345 cv, suspensão esportiva e teto solar elétrico.
A partir do ano modelo 2005, o Turbo S estava disponível como Coupé e Cabriolet com 450 cv. Nunca antes houve tantas variantes do 911 como na geração 996. A Porsche venderia cerca de 175.000 exemplares do icônico esportivo.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.