Euro NCap anuncia protocolos mais rígidos para testes de colisão

O Euro NCap terá um novo padrão para a avaliação da segurança dos carros novos vendidos na Europa; atualização começará em 2026

O Euro NCap, entidade que monitora a segurança dos veículos vendidos na Europa, acaba de lançar o “Visão 2030”, novo protocolo que torna os testes de segurança mais rígidos; veja o que muda.

O Euro NCap acaba de anunciar novo protocolo para realizar os testes de segurança dos automóveis vendidos na região da Europa

Euro NCap terá novo protocolo para realizar os testes de segurança dos automóveis vendidos na Europa (Foto: Divulgação)

Euro NCap torna os testes de segurança veicular mais rígidos

O Euro NCap, entidade que testa o nível de segurança dos veículos vendidos no mercado europeu, anunciou o protocolo “Visão 2030”. Trata-se de um plano para tornar os testes de colisão mais rígidos, com a intenção que aprimorar a segurança dos veículos.

Refletindo os contínuos processos de atualização no segmento automotivo, o protocolo tende a incentivar o uso de tecnologias de direção assistida e automatizada.

As quatro áreas principais da avaliação do Euro NCap, em vigor desde 2009, agora serão ajustadas para quatro fases distintas em um possível evento de colisão: Condução Segura; Prevenção de acidentes; Proteção contra choques; e Segurança Pós-Acidente.

Essa mudança entrará em vigor a partir de 2026, com o Euro NCap adotando um ciclo de atualização e transição de protocolo de três anos. Até 2030, o programa atualizado deverá estar implementado por completo.

O Euro NCap acaba de anunciar novo protocolo para realizar os testes de segurança dos automóveis vendidos na região da Europa

Mudanças entrarão em vigor a partir de 2026, com fase de transição até 2030 (Foto: Divulgação)

As principais mudanças no Euro NCap até 2030

  • Teste e avaliação de sistemas de apoio ao motorista assistido e automatizado;
  • Avaliação da tecnologia que monitora o comprometimento do motorista e a distração cognitiva;
  • Requisitos para melhorar ainda mais a eficácia no mundo real da tecnologia de assistência à velocidade;
  • Testes de segurança ativa que simulam mais de perto ambientes rodoviários reais e examinam o design de interação homem-máquina, garantindo sistemas de assistência ao motorista mais eficientes;
  • Teste e avaliação das funções de segurança habilitadas pela comunicação V2V, V2I e V2X;
  • Testes de segurança passiva que dão maior enfoque à igualdade de gênero e ao envelhecimento de condutores/ocupantes;
  • Avaliação do risco de incêndio e fuga térmica em veículos elétricos e informações aprimoradas para primeiros e segundos socorristas;
  • Promover as melhores práticas em segurança veicular e acesso a dados.

“Os carros estão se tornando mais avançados à medida que os fabricantes trabalham em direção ao objetivo de veículos autônomos e conectados. Ainda não estamos vivendo em uma era de carros totalmente autônomos, mas as tecnologias de apoio à direção estão se tornando difundidas. Dada a importância dessas tecnologias de direção assistida e automatizada, o Euro NCap adotará uma abordagem de penalidade/recompensa para carros que oferecem esses sistemas”, diz o secretário do Euro NCap, Michiel van Ratingen.

O Euro NCap acaba de anunciar novo protocolo para realizar os testes de segurança dos automóveis vendidos na região da Europa

Protocolo tem a intenção de incentivar a aplicação de assistentes de condução pelas montadoras (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA