Copa do Catar terá transporte com ônibus produzidos no Brasil
Na Copa do Catar, ônibus produzidos no Brasil serão utilizados para o transporte de turistas e torcedores; veja curiosidades dos modelos
O transporte com ônibus de entidades importantes da Copa será feito com linhas da Marcopolo. A empresa irá fornecer seis ônibus para o Catar, que vão circular durante a Copa do Mundo 2022, entre os meses de novembro e dezembro.
As unidades, dos modelos Paradiso G8 1200 e Audace 1050, foram produzidas nas fábricas do Brasil e da China e entregues para operadores locais.
Ônibus nacionais vão circular durante a Copa do Catar
As duas unidades do rodoviário Paradiso G8 1200 foram produzidas na fábrica brasileira de Ana Rech-RS. Os veículos têm chassis com configurações distintas, de acordo com as solicitações específicas de cada operador.
Segundo Ângelo Oselame, coordenador comercial de Mercado Externo da Marcopolo, um dos ônibus conta com apenas seis poltronas do tipo leito, lounge para sala de reuniões com TV e sofá e cozinha completa. O veículo ficará à disposição da Fifa, entidade organizadora, durante o período da Copa do Catar.
Os demais ônibus Marcopolo são do modelo Audace 1050. Os veículos foram produzidos na unidade da MAC (Marcopolo China) e entregues a um operador privado que fará o transporte de torcedores convidados por um dos principais patrocinadores do evento em transfers locais, entre o aeroporto, hotéis e estádios onde serão realizados os jogos.
A Marcopolo tem grande tradição no fornecimento de ônibus para o transporte de delegações e torcedores durante torneios de futebol realizados pela Fifa. As participações mais expressivas foram nas copas realizadas na África do Sul, em 2010, e no Brasil, em 2014.
Marcopolo já atua no país-sede da Copa do Mundo
A Marcopolo já atua no Catar, e possui um volume anual de vendas entre 20 e 30 veículos. Em 2022, com a retomada das atividades presenciais e a realização de um dos principais eventos esportivos do mundo no país, a companhia brasileira registrou crescimento das vendas na região, com 46 veículos comercializados.
Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.