Porsche transforma 911 em SUV 4×4 para off-road extremo

Confira os detalhes do novo Porsche 911 Dakar, desenvolvido para o uso em terrenos de off-road extremo; esportivo traz até rack de teto

O Porsche 911 ganha nova vida através de uma versão off-road, a Dakar. O modelo recebeu ajustes para superar diferentes obstáculos, como maior distância do solo e pneus todo terreno. Ele será apresentado de forma oficial no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, que acontece de 18 a 27 de novembro.

Confira os detalhes da nova versão do Porsche 911. O esportivo foi transformado em um SUV com capacidade para o off-road

Esportivo da Porsche foi transformado em um SUV com capacidade para o off-road extremo (Foto: Divulgação)

Porsche 911 Dakar é esportivo com capacidade de enfrentar o off-road

Durante o próximo Salão do Automóvel de Los Angeles, que acontece a partir do dia 18 de novembro – com abertura para a imprensa a partir do dia 16 –, a Porsche irá revelar ao mundo o 911 Dakar. Trata-se de uma versão do esportivo adaptada para o fora de estrada.

Conforme revelou a Porsche, será o primeiro carro esportivo de duas portas a oferecer excelentes capacidades para off-road. O nome do modelo é uma homenagem à primeira vitória geral da Porsche no rally Paris-Dakar. A conquista veio em 1984, em um Porsche 911 modificado, que foi equipado, pela primeira vez, com um sistema de tração integral.

A marca ainda não revelou detalhes técnicos do modelo de forma oficial. No entanto, através das imagens já divulgadas é possível perceber algumas diferenças em relação ao modelo original, como a maior distância em relação ao solo e os pneus off-road. Além disso, o Porsche 911 Dakar conta com um rack de teto que integra luzes auxiliares e até estepe de emergência.

No quesito mais técnico, o carro deve ter ficado mais leve, além de receber aprimoramentos para gerar mais tração e motor mais potente.

Porém, mesmo com toda a modificação, o esportivo não perde sua originalidade. Ele permanece sendo um veículo de duas portas, com os faróis arredondados, para-choque com grandes entradas de ar e o spoiler traseiro, posicionado acima das lanternas.

Confira os detalhes da nova versão do Porsche 911. O esportivo foi transformado em um SUV com capacidade para o off-road

Modelo foi modificado para enfrentar os diferentes tipos de terreno (Foto: Divulgação)

Testes ao redor do mundo e em diferentes cenários 

O desenvolvimento do modelo não se limitou aos campos de prova da marca. O veículo foi exposto aos mais diversos tipos de terrenos ao redor do mundo. A Porsche explica que a equipe de desenvolvimento testou o 911 Dakar sob condições extremas, por mais de meio milhão de km, incluindo 10.000 km em condições fora de estrada.

A pista de testes Château de Lastours, no sul da França, por exemplo, foi utilizada para testar a dirigibilidade e ajustar a suspensão do carro em pistas típicas de rally. O carro também foi levado aos campos de testes em Arjeplog, na Suécia. O gelo espesso dos lagos congelados ofereceu aos pilotos de teste um bom cenário para por à prova as capacidades de tração do modelo.

Confira os detalhes da nova versão do Porsche 911. O esportivo foi transformado em um SUV com capacidade para o off-road

Porsche 911 Dakar passou por testes no gelo (Foto: Divulgação)

O novo 911 Dakar também teve que provar a si mesmo em pistas rápidas de areia e em dunas altas. Em Dubai e no Marrocos, os pilotos conduziram o veículo sobre dunas íngremes de 50 metros e em temperaturas de até 45 graus Celsius.

“A combinação de baixo peso, maior altura livre do solo, um potente motor traseiro e a curta distância entre eixos proporcionam uma experiência emocionante de condução”, disse o vice-presidente da linha de modelos 911/718, Frank Moser.

Confira os detalhes da nova versão do Porsche 911. O esportivo foi transformado em um SUV com capacidade para o off-road

Modelo também foi testado em dunas (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA