Dicas fundamentais para cuidar de motos de alta cilindrada

Motos de alta cilindrada exigem cuidados especiais. Veja onde é preciso ter atenção para manter a motocicleta sempre em dia

As motos de alta cilindrada – aquelas utilizadas para práticas esportivas ou viagens de longa distância – devem estar preparadas para condições extremas de alta rotação e velocidade. Além disso, para os mais aventureiros, a motocicleta tem de suportar temperaturas elevadas do trabalho do motor, a fim de aguentar longos trajetos.

E isso só é possível se o proprietário manter os cuidados com sua moto em “em dia”. A seguir, para que a sua alta cilindrada nunca lhe deixe na mão, você confere dicas fundamentais e infalíveis.

motos 2023

(Foto: Divulgação)

Confira os principais cuidados com a motos de alta cilindrada

1 – Faça a manutenção em dia

A principal prudência que qualquer veículo demanda é a manutenção periódica em dia, se atentando aos componentes fundamentais para o bom desempenho de uma moto, como sistemas de transmissão, conjunto de freios, suspensões (dianteira e traseira) e sistema de arrefecimento.

Os pequenos cuidados de limpeza e lubrificação periódica também são importantes e podem garantir que a corrente e outras peças atendam a vida útil esperada, bem como facilitar a identificação de reparos necessários. O manual do proprietário é a melhor referência quanto aos intervalos corretos de manutenção.

2 – Utilize produtos adequados e siga as instruções dos fabricantes

Motos de alta performance precisam de confiabilidade para entregar desempenho e controle. Ao usar os produtos adequados e seguir as instruções dos fabricantes, é possível evitar, mesmo em condições severas, a perda de rendimento da motocicleta durante todo o intervalo de troca.

Entenda como a nanotecnologia é uma inovação que chegou para aprimorar os lubrificantes disponíveis na indústria

(Foto: Reprodução)

3 – Opte pelos aditivos

A utilização de aditivos, adicionados ao óleo usado imediatamente antes da troca, pode contribuir para melhorar e equalizar a compressão dos cilindros, assim como aumentar a economia de combustível, reduzir o consumo de óleo, intensificar o desempenho do motor e restringir suas emissões.

4 – Combustível de qualidade para motos de alta cilindrada

O uso de combustível de qualidade contribui para a extração do melhor desempenho das motos de alta cilindrada. Cuidados periódicos podem auxiliar na economia de combustível e na redução das emissões de gases, além de restaurar o desempenho do motor e sua confiabilidade, melhorar o conforto de condução, facilitar a partida a frio e evitar a corrosão.

trocar o óleo da moto

(Foto: Divulgação/Motul)

5 – Realize a troca de óleo

O período de troca é determinado pela montadora e consta no manual do proprietário. Esse intervalo de troca se dá diante da quilometragem rodada ou do fator tempo, o que ocorrer primeiro.

Em relação à quilometragem, a troca tem relação direta com o tipo de pilotagem da moto. A substituição do óleo usado depende de como a moto de alta cilindrada é utilizada.

Em cenários como estradas ou cidades ou em competições, o desempenho e a utilização são distintos. No manual, sempre existem planos distintos de manutenção para cada condição de pilotagem e uso, com intervalos de troca específicos para cada situação.

Em relação a esse intervalo, alguns fabricantes de motocicletas determinam um prazo de seis meses ou um ano para a troca, ainda que o veículo não tenha atingido a quilometragem determinada.

Caso o intervalo para troca de óleo seja estendido, é possível que a lubrificação da moto não ofereça mais a proteção esperada, acarretando na perda de propriedades que podem trazer riscos à pilotagem e danos às peças da moto.

Veja cinco dicas dadas por especialista que podem te auxiliar a economizar combustível da sua moto

(Foto: Freepik)

As dicas sugeridas por especialistas da Motul

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA