Dicas de como se planejar e o que avaliar ao comprar um carro
Não transforme o sonho do automóvel próprio em pesadelo: siga estas dicas e tome a melhor decisão na hora de comprar um carro!
O sonho de comprar um carro próprio tem feito as vendas de automóveis aumentarem nos últimos anos e foi impulsionado com a pandemia.
Em setembro, por exemplo, o número de veículos novos vendidos cresceu 26,8% em relação ao mesmo período de 2021, chegando a mais de 180 mil unidades – segundo dados recentes da Fenabrave (Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores).
E é neste cenário que o Garagem360 consultou e conversou com especialistas do mercado automotivo e financeiro, que dão dicas importantes do que avaliar e de como se planejar antes de optar pela aquisição de um automóvel. Veja a seguir!
Especialistas orientam como se planejar para comprar um carro
Antes da tomada de decisão da compra, há fatores para os quais o motorista deve se atentar para que o sonho não se torne um pesadelo. O especialista Valter Police, que também é planejador fiduciário da fintech Fiduc, explica a importância de listar prós e contras.
Além disso, ressalta como fazer uma análise profunda sobre o que motiva o desejo de compra. De acordo com Police, o consumidor deve fazer esse planejamento anterior por etapas como:
- Entender se o veículo é uma necessidade;
- Avaliar a frequência com que esse automóvel será utilizado;
- Estudar se alternativas como aluguel ou assinatura podem ser interessantes;
- Considerar os custos escondidos para além do investimento inicial (IPVA, manutenção, seguro).
Decisão tomada: e agora?
Se a tomada de decisão é, realmente, comprar um carro, há caminhos que podem ajudar o motorista a tornar o sonho financeiramente viável. Police cita, por exemplo, possibilidades como:
- Financiamento de veículo;
- Consórcio;
- Financiamento com entrada robusta;
- Opções de investimento para fazer o dinheiro render e comprar à vista.
Uma das opções é o consórcio – que permite uma compra planejada. No entanto, trata-se de um modelo para quem não tem pressa em ter seu carro na garagem.
“Na modalidade de compra em grupo, não é necessário dar entrada e as taxas costumam ser mais competitivas que linhas de crédito. Por outro lado, é uma jornada que pode ser longa e os planos podem mudar no meio do caminho, seja por razões pessoais ou econômicas”, explica o CEO da Bazar do Consórcio, Guilherme Paiva.
Além disso, Paiva alerta que o consumidor se atente a alguns pontos, antes de optar por um plano de consórcio. De acordo com o CEO da Bazar, para evitar surpresas desagradáveis o planejamento também é exigido ao aderir ao consórcio.
E mais: Paiva ressalta a importância de verificar a solidez da administradora, além de ler o contrato com atenção para entender regras sobre:
- cálculo das prestações,
- termos dos sorteios e lances,
- formas de exclusão,
- restituição dos valores do fundo de reserva.
Financiamento de carros
Já se o consumidor optar pelo financiamento, de acordo com o banco BV, o consumidor deve levar em consideração diversos fatores para não transformar o sonho do novo carro em um pesadelo financeiro.
Por exemplo, é preciso levar em conta como está a situação financeira, contabilizando as despesas e cortando eventuais gastos desnecessários – para que o valor da parcela não impacte mais de 30% dos ganhos.
Além disso, outro ponto importante é pesquisar os preços dos veículos no mercado, comparando modelos novos, seminovos e usados. Nesse caso, por exemplo, o consumidor pode aproveitar os dados apurados aqui no Garagem360 sobre preços na Tabela Fipe.
Por fim, no financiamento é importante verificar como funciona a liberação, quais são as taxas de juros aplicadas e o custo efetivo total do parcelamento. Dessa forma, o consumidor evita ter problemas em meio ao financiamento, como não poder pagar parcelas.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.