SUV elétrico Mercedes-Benz EQA 250 chega ao Brasil com 190 cv

Variante totalmente elétrica do GLA, Mercedes-Benz EQA 250 promete autonomia de quase 500 km com uma única carga; veja os detalhes

A Mercedes-Benz do Brasil apresentou seu mais novo veículo 100% elétrico: o Mercedes-Benz EQA 250, um SUV com design esportivo e perfil urbano. O novo EQA é um membro da família de compactos da Mercedes-Benz e, segundo a marca, “entrega todas as características da versão a combustão GLA, combinadas com um motor elétrico eficiente”. 

O novo Mercedes-Benz EQA 250 é produzido na fábrica de Rastatt, com o sistema de bateria fornecido pela subsidiária da Mercedes-Benz Accumotive, em Kamenz, ambas na Alemanha. As primeiras unidades do SUV elétrico chegam às concessionárias brasileiras pelo preço público sugerido de R$ 480.900.

Confira os detalhes sobre o novo Mercedes-Benz EQA 250

Mercedes-Benz EQA 250 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O Mercedes-Benz EQA 250 é equipado com motor elétrico que desenvolve 190 cv de potência. A bateria de íons de lítio, que fica na parte inferior do veículo, tem uma capacidade de 66,5 kWh. O veículo tem autonomia de até 496 quilômetros (método WLTP).

Para estabelecer o padrão de conforto de ruído e vibração da marca, foram adotadas medidas visando isolar o trem de força elétrico do chassi e da carroceria. O sistema tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e de até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC). 

Para reforçar o aspecto dinâmico e esportivo, o EQA 250 no Brasil recebe o Pacote AMG de acabamento externo e interno como equipamento de série, incluindo diversos itens exclusivos como parachoques, rodas de 19 polegadas, bancos e volante esportivo e tapetes AMG entre outros detalhes de acabamento.

O EQA utiliza a grade do radiador com painel preto e estrela central que é a marca registrada dos modelos Mercedes-EQ. Outra característica distintiva de design é a faixa de luz contínua na frente e na traseira. Uma faixa de fibra ótica horizontal conecta as luzes diurnas dos faróis full-LED, garantindo um alto nível de reconhecimento tanto à luz do dia quanto à noite. 

Destaques na cor azul dentro do farol reforçam a assinatura Mercedes-EQ. As lanternas de LED fundem-se na faixa de luz de LED, destacando assim a impressão de maior largura na traseira do EQA. A posição da placa foi realocada na comparação com o GLA, passando da tampa do porta-malas para o para-choque traseiro.

Mercedes-Benz EQA 250 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A posição do banco é alta e vertical, como é típico de um SUV tornando-o mais confortável para entrar e sair, mas também em termos de visibilidade geral. O encosto do banco traseiro é rebatível na proporção 40:20:40.

Eficiência aerodinâmica e assistência à condução

Mercedes-Benz EQA 250 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Eficiência aerodinâmica é um fator chave e com um valor de coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,28, o EQA alcança um excelente resultado. Entre as medidas aerodinâmicas mais importantes estão o sistema de controle de ar de refrigeração completamente fechado na parte superior, os para-choques dianteiro e traseiro aerodinamicamente eficientes, proteções na parte inferior, rodas otimizadas e spoilers adaptados. 

Uma bomba de calor faz parte do sofisticado sistema de gerenciamento térmico. O sistema inova com a reutilização do calor residual do sistema de acionamento elétrico e foi configurado para ampliar a autonomia do modelo.

O Pacote de Assistência à Condução, com nível 2 de condução semiautônoma, vem de série e inclui os seguintes assistentes:

  • Assistente ativo de distância Distronic
  • Assistente ativo de direção
  • Assistente ativo de frenagem
  • Assistente ativo de manutenção de faixa
  • Assistente ativo de ponto cego
  • Assistente de tráfego cruzado
  • Assistente de aviso de desembarque

A carroceria do Mercedes-Benz EQA 250 foi desenhada para atender às demandas específicas de um veículo elétrico. A bateria fica dentro de um quadro especial que assume uma função estrutural. Um protetor na área frontal da bateria é capaz de evitar que a unidade de armazenamento de energia seja perfurada por objetos estranhos.

Tecnologia a bordo

Mercedes-Benz EQA 250 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O sistema de infoentretenimento Mercedes-Benz User Experience (MBUX) está presente com uma tela de 10,2 polegadas e pode ser configurado individualmente. Principais vantagens do sistema são um computador potente, telas e gráficos de alta qualidade, apresentação personalizável e controle de voz ativado pela palavra-chave “Olá, Mercedes”. 

O conteúdo especial Mercedes-EQ no display de mídia pode ser usado para acessar menus relacionados a opções de carregamento, consumo elétrico e fluxo de energia. No painel de instrumentos, uma tela de 10 polegadas, o lado direito é um wattímetro – em vez de um contagiros. 

A parte superior mostra a porcentagem de energia utilizada e a parte inferior a recuperação. O instrumento do lado esquerdo pode ser usado para mostrar se o destino pode ser alcançado sem uma parada de carregamento provisória. As cores mudam de acordo com a situação de condução.

Assim como os modelos EQC 400 4MATIC e Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ lançados em 2020 e 2022, o novo EQA 250 traz um pacote de energia desenvolvido em parceria com a Enel X Way – linha de negócios global do Grupo Enel dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica – que inclui um carregador wallbox e instalação.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA