Todas as montadoras têm um símbolo que as identifica. Mas você sabe o significado de cada um deles? Para te ajudar, o Garagem360 elaborou...
Todas as montadoras têm um símbolo que as identifica. Mas você sabe o significado de cada um deles? Para te ajudar, o Garagem360 elaborou essa lista com alguns. Confira.
Divisão esportiva da Fiat, a Abarth tem em seu logo um escorpião estilizado e que remete ao signo do fundador da marca, Karl Alberto Abarth
A marca de luxo do grupo Honda tem um compasso como símbolo e que representa a precisão
Fundada em Milão, a marca italiana utiliza a cruz vermelha da família real de sua cidade natal, enquanto que do lado esquerdo há um dragão engolindo um homem e foi inspirado no brasão da Casa Visconti, comandante da cidade milanesa até o século 15
As asas da Aston Martin representam a velocidade
As argolas entrelaçadas representam a união das quatro marcas alemãs que formaram a Audi Union: Audi, DKW, Horch e Wanderer | Divulgação
Apesar de muitos acharem que o símbolo da BMW significa duas hélices sobre um céu azul, a verdade é que se trata da junção do logo da Rapp Motorenwerke (empresa que fabricava aviões) com a bandeira da Bavária | Divulgação
O logotipo da Bentley mistura a letra inicial da marca com as asas que representam a paixão do fundador da empresa, Walter Owen Bentley, pela aviação
Todo o logotipo da Bugatti foi pensado para representar o poder e a excelência. Os 60 pontos da borda representam pérolas, enquanto que o símbolo preto é formado pelas iniciais do fundador da marca, Ettore Bugatti
Divisão de luxo da Chevrolet, a Cadillac ostenta o brasão da família que fundou a marca |Foto: Divulgação
O logotipo da chinesa Chery tem a letra “A” no centro, que representa o “homem, enquanto as duas letras “C” nas extremidades são seus dois braços e se traduzem em uniformidade e força | Divulgação
Diversas teorias cercam a origem do logo da Chevrolet, mas a explicação da marca é que o símbolo foi inspirado em um papel de parede de um hotel francês| Divulgação
Supercarro da Chevrolet, o Corvette usa um logotipo próprio. O lado esquerdo representa as corridas, enquanto que o direito incorpora a gravata da marca americana e a flor-de-lis, que faz referência à origem francesa da família Chevrolet
Segundo a Citroën, as duas letras “V” em formato invertido significam “double chevron”, termo usado para descrever a engrenagem helicoidal característica da montadora| Divulgação
A Dodge deixou o carneiro para a RAM e passou a ser representada por duas listras vermelhas
O cavalo rampante do símbolo da Ferrari é uma homenagem ao desenho que o piloto Francesco Baracca fez na lateral do avião de caça que utilizou na Primeira Guerra Mundial | Divulgação
O logo da Fiat traz cada uma das letras de seu nome, sigla de Fabbrica Italiana Automobili Torino (ou Fábrica Italiana de Automóveis de Turim, em português) | Divulgação
O símbolo da Ford é um dos que menos passou por mudanças entre as marcas automotivas; ele faz uma homenagem a Henry Ford, criador da empresa | Divulgação
A empresa, fundada por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, trazia um G estilizado, além do nome da marca brasileira
O logotipo da Harley-Davidson ostentava o nome da marca |Foto: Divulgação
Recentemente, porém, a Harley-Davidson mudou completamente seu logotipo, adotando um símbolo mais minimalista |Foto: Divulgação
O logotipo da Holden trás um leão e uma pedra. Ele representa a invenção da roda, já que a história conta que o homem teria inventado a roda ao ver um leão rolando uma pedra
A japonesa Honda usa como logo um “H” estilizado, letra inicial do sobrenome de seu fundador, Soichiro Honda| Foto: Divulgação
O “H” estilizado do logo da Hyundai é, naverdade, o desenho de duas pessoas se cumprimentando | Foto: Divulgação
A JAC Motors tem o logotipo formado por uma circulo oval que representa o mundo e uma estrela de cinco pontas, sendo que cada uma indica um continente onde a marca está presente | Foto: Divulgação
O felino da Jaguar deixa claro as vocações da marca: força, potência e velocidade | Divulgação
Com design simples, o símbolo da Kia destaca o nome da montadora, que pode ser traduzido como “erguer-se da Ásia” | Divulgação
A Kia modernizou seu logotipo no último ano, alterando completamente o visual |Foto: Divulgação
A Lada representa em seu logotipo um barco a vela homônimo. Isso acontece pois esse era o meio de transporte utilizado por piratas no rio Volga para roubar navios
Fundador da marca, Ferruccio Lamborghini era apaixonado por touradas. Por isso o touro foi escolhido como símbolo da fabricante italiana
O logotipo da Lifan é formado por três velas náuticas | Divulgação
O logotipo da montadora remete ao tridente de Netuno, símbolo de Bolonha, na Itália |Foto: Divulgação
Embora pareça uma asa, o logo da Mazda nada mais é que um M estilizado. Entretanto, a fabricante diz que ele representa a abertura de uma hélice
A McLaren chama seu logotipo de speedmark. Segundo a empresa, ele representa os vórtices aerodinâmicos que são formados na traseira dos carros
A estrela de três pontas da Mercedes-Benz foi escolhida para simbolizar a ambição da marca em produzir veículos terrestres, aquáticos e voadores | Divulgação
O logo da Mitsubishi é desenhado a partir da junção de três diamantes e expressa o nome da empresa, já que “Mitsu”, em japonês, significa “três”, e “hishi” é o termo utilizado para expressar algo com formato de diamante | Divulgação
O círculo do logo da Nissan representa o Sol, enquanto a barra ao meio é usada para expressar características de força e sucesso | Divulgação
O leão da Peugeot foi criado em 1858 e escolhido por transmitir características como resistência, robustez e dinamismo | Divulgação
A imagem que representa a Porsche foi inspirada no brasão de Württemberg-Baden, região em que a marca nasceu, na Alemanha; o cavalo ao centro, por sua vez, representa poder e potência | Divulgação
RAM significa carneiro em inglês. Quando a linha de picapes virou uma marca própria, em 2011, acabou adotando o antigo símbolo da Dodge
O logo da Rolls Royce é autoexplicativo: os dois R representam as iniciais do nome da montadora
Em 1925, 27 anos depois de sua fundação, a Renault assumiu como representação de sua marca losango que lembra um diamante; a intenção é remeter a sofisticação; antes disso, ela usava como logo as inicias de seus fundadores (Louis e Marcel Renault)| Divulgação
O “S” em formato afiado da Suzuki foi escolhido pela marca após serem analisados desenhos de 300 estudantes de arte, incubidos de concepcionar um símbolo para a empresa | Divulgação
O logo da Toyota é formado por três elipses entrelaçadas que representam o coração dos clientes, o coração do produto e o coração do progresso tecnológico | Divulgação
O logotipo da Volvo lembra o símbolo utilizado para caracterizar o sexo masculino, mas ele também é usado para representar “metal” | Divulgação
O desenho simples do logo da Volkswagen consite nas letra “V” e “W”, iniciais das palavras alemãs “volks” (povo) e wagen (carro) | Divulgação
Em 2019, a marca alemã apresentou seu novo logotipo |Foto: Divulgação
Antes de falir, a Saab trazia em seu logotipo um grifo, uma criatura mitológica, em vermelho, com uma coroa. Esta, por sua vez, era uma referência à Scania, província da Suécia onde a marca foi fundada
Embora pareça um pássaro, o logo da Skoda representa uma flecha com asas
As seis estrelas da Subaru fazem referência às estrelas Pleiades da constelação Taurus. A maior representa a empresa dona da Subaru, enquanto que as outras cinco representam as que se uniram para criar a marca
A empresa de Elon Musk tem um T estilizado
Assim como a Tesla, a Troller também utiliza um T estilizado em seu logotipo
Três diapasões marcam o logotipo da Yamaha |Foto: Divulgação